Procedimento

Militares inativos, anistiados políticos e pensionistas das Forças Armadas podem fazer prova de vida definitiva em formato digital

Militares inativos, anistiados políticos e pensionistas das Forças Armadas agora contam, em caráter definitivo, com a prova de vida em formato digital para realizar seu procedimento de recadastramento de maneira remota, utilizando o seu login no GOV.BR.

O recadastramento digital entre os militares segue o mesmo procedimento efetuado pelos demais servidores públicos civis, pensionistas e beneficiários do INSS, Instituto Nacional do Serviço Social.

Para realizar a prova de vida digital, o veterano ou pensionista precisa ter sua biometria cadastrada no Secretaria Nacional de Trânsito ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e baixar o aplicativo GOV.BR em seu celular.

Leia mais:
>>> Governo prorroga prazo para prova de vida dos servidores até 31 de dezembro

A comprovação é feita por meio da validação facial, conforme instruções presentes no aplicativo.

A prova de vida digital realizada por meio do GOV.BR é uma alternativa ao comparecimento presencial na agência bancária em que o beneficiário recebe o provento ou a pensão.

Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim)

O governo federal informou no dia 24 de novembro, que vai implantar 216 escolas cívico-militares em todo o país até o fim do ano que vem. O anúncio antecipa em um ano a meta do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).

Quando foi lançado, em 2019, o programa previa 200 escolas neste modelo até 2023. Atualmente, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), há 127 escolas adotando esse modelo em 26 estados. Elas atendem cerca de 83 mil famílias.

“Nós estamos, neste ano de 2021, antecipando a meta que seria alcançada somente em 2023, e teremos 216 escolas cívico-militares até o final de 2022”, afirmou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante cerimônia, no Palácio do Planalto, para certificação de escolas cívico-militares que cumpriram o primeiro ciclo de implantação, de acordo com a metodologia estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e pela Universidade de Brasília (Unb), conforme as diretrizes pedagógicas do programa.

Da redação do Portal com informações da Rede Nacional de Rádio em Brasília