Cancelado

Salvador decide cancelar a festa de réveillon por conta de nova variante da Covid-19 que se espalha pela Europa

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta segunda-feira, 29 de novembro, o cancelamento da festa de Réveillon na capital baiana. o gestor informou ter feito uma avaliação criteriosa a partir do surgimento da nova variante Ômicron e do aumento de casos de covid-19 em países da Europa.

“Sei da importância do evento para a economia da nossa cidade, mas seguimos colocando a vida das pessoas em primeiro lugar”, disse em uma rede social.

Leia mais:
>>> Governo do Ceará decide proibir grandes eventos de Réveillon por causa da Covid-19; nova variante do Coronavírus já se espalha e atinge 8 paíse

Com relação aos festejos de Carnaval, considerados dos mais tradicionais do país, o prefeito declarou que irá tomar a decisão em conjunto com o governo estadual,

“considerando toda segurança e cautela necessária para o momento”, disse.

Restrições da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na noite do último sábado, 27 de novembro, uma nota técnica complementar que inclui mais quatro países africanos na lista de restrição de voos e desembarque no Brasil. São eles Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.

Segundo a agência, passageiros que estiveram nesses países podem ser portadores da variante Ômicron do novo coronavírus, que já foi identificada na Europa, mas que ainda não foi amplamente estudada. Para que a restrição de voo seja colocada em prática, a Anvisa depende de portaria conjunta com a Casa Civil, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Anvisa já havia emitido nota técnica recomendando que visitantes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue não desembarcassem no Brasil. Outros países, como Estados Unidos, Inglaterra, Holanda e França já estabeleceram medidas similares.

A variante Ômicron segue como alvo de pesquisas aceleradas em centros médicos e universidades da região sul da África, também conhecida como África Austral.

Agência Brasil