Imunização

Em uma semana, Carro da Vacina do Recife já contribuiu com a aplicação de 3,6 mil doses contra a Covid-19

Com uma semana em operação, o projeto Carro da Vacina, lançado pela Prefeitura do Recife no último dia 20, contribuiu com a aplicação de 3.640 doses de vacinas contra a covid-19 nas sete localidades por onde já passou. Os dois veículos que compõem a ação contam com arte-educadores e aparelhos de som para, de forma irreverente, similar ao popular “carro do ovo”, estimular que os cidadãos se imunizem contra a doença.

A cada dia, a adesão à iniciativa vem crescendo. Na estreia do projeto, 331 doses foram aplicadas no posto de vacinação itinerante montado na Feira Nova de Afogados, região onde a van circulou. Já na última segunda-feira (22), 545 pessoas foram imunizadas nas comunidades do Barbalho, na Iputinga, e de Roda de Fogo, nos Torrões. A ação também aportou no Alto Santa Terezinha, na terça (23), onde foram aplicadas 378 doses, e no bairro de São José, na quarta (24), quando 281 pessoas se vacinaram.

Na quinta-feira (25), com o reforço de um segundo carro, os resultados foram ainda mais significativos: houve a aplicação de 901 doses em Peixinhos e na Iputinga. Já nesta sexta (26), o recorde da ação: 1.204 doses aplicadas nos postos de vacinação instalados no Mercado de Água Fria e na Comunidade Chico Mendes, no bairro do Caçote. Vale ressaltar que parte dessas aplicações foram de primeira dose, o que demonstra a importância do projeto para alcançar pessoas que ainda não tinham iniciado o esquema vacinal.

Na próxima semana, a ação terá continuidade, passando por bairros como Engenho do Meio, Cohab, Casa Amarela, Imbiribeira, Ibura, Ilha Joana Bezerra, Pina e Linha do Tiro. Nesses locais, a população pode tomar a primeira, a segunda dose ou a dose de reforço mediante apresentação de documento oficial com foto, sem necessidade de agendamento. Até o momento, por meio das várias estratégias montadas pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, como salas de vacinação, postos drive-thru, postos itinerantes, visitas a escolas e o Carro da Vacina, mais de 2,6 milhões de doses de imunizantes contra a covid-19 já foram aplicadas.

Ver mais:

>> Prefeitura do Recife abre mil vagas para castrações gratuitas de cães e gatos no Hospital Veterinário em dezembro; saiba como marcar

Confira a programação do Carro da Vacina:

Segunda-feira (29)

  • Mercado de Casa Amarela – Rua Padre Lemos, 94 – Casa Amarela
  • Assentamento do Engenho e Vila Redenção (Praça do Engenho do Meio) – Rua Manoel Alves Deus Dará – Engenho do Meio

  • Salão da Capela Nossa Senhora da Assunção – Rua Apocalipse, 135 – Cohab

Terça-feira (30)

  • Mercado de Casa Amarela – Rua Padre Lemos, 94 – Casa Amarela
  • Comunidade Beira da Maré – Av. Sul Governador Cid Sampaio, 191 – Imbiribeira

Quarta-feira (1º)

  • Sociedade Assistencial Princesa Isabel – Rua Rio Espera, 215 – Ibura
  • Comunidade Mangueira da Torre – Rua dos Angicos, s/n – Madalena (Igreja de São José – manhã e Rua Odete Monteiro – tarde)

Quinta-feira (2)

  • Clube Mocidade do Coque – Av. Central, 1857 – Ilha Joana Bezerra
  • Clube BCM Banhistas do Pina – Rua São Luís, s/n – Pina

Sexta-feira (3)

  • Upinha 24h Doutora Fernanda Wanderley – Rua Uriel de Holanda – Linha do Tiro
  • Associação dos Moradores da Comunidade Brega e Chique – Campo da Brega e Chique – UR-07 (Várzea)

Sábado (4)

  • Comunidade Dorothéia Vieira – Rua Dorothéia Vieira, 54 – Barro
  • Praça da Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Morro da Conceição

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife