Oportunidade

Novas obras da Refinaria Abreu e Lima vão gerar 10 mil vagas de emprego e reaquecer complexo de Suape; confira detalhes da retomada

O diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa, explicou que o investimento de US$ 1 bilhão para a conclusão da refinaria Abreu e Lima tem um potencial de geração de 10 mil vagas de emprego. Ainda de acordo com o diretor,  a contratação das empresas que serão responsáveis pela conclusão do primeiro trem da Rnest está em processo final de licitação e que depois disso vai começar a contratar pessoal e iniciar as obras em Suape.

Na época da construção da refinaria o número de trabalhadores chegou a 40 mil.  Com a retomada das obras, cresce a expectativa por novas vagas de empregos e a importância dos profissionais atualizarem o currículo para o novo boom que se espera em Suape.

Veja também:
>>>Prefeitura do Cabo abre processo seletivo com 50 vagas para professores da rede municipal

Rodrigo esclareceu que o interesse da retomada para a conclusão da Rnest não é deixar de vender a operação, mas concluí-la para aumentar o valor do ativo e ampliar as chances de venda.

“Existia um risco de que a não completação da obra influenciasse para que a Rnest não fosse vendida. Por isso, vamos concluir a refinaria para aumentar o valor do ativo e fazer uma venda mais bem sucedida. Vamos conversar com o Cade para ajustar o cronograma de venda e solicitar que as tratativas de abertura da venda não comecem apenas quando a obra terminar, mas ao longo da construção”.

Envolvida na operação Lava Jato, a Rnest foi considerada a refinaria mais cara do mundo, graças ao alto valor de propina pago na época da construção. Segundo a Petrobras, o investimento na obra, que sequer foi concluída, chegou a US$ 18,5 bilhões. O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Rodrigo Araújo, reforça que não há uma intenção de desistência da companhia de vender a unidade.