Oportunidade

Edital de concurso para Polícia Penal com 1.000 vagas em Pernambuco vai ser publicado até o final do mês de novembro, veja a data

O edital do aguardado novo concurso Secretaria da Justiça PE (Secretaria da Justiça do Estado de Pernambuco) está previsto para ser publicado até a próxima terça-feira, 30 de novembro. O documento está em fase final da análise jurídica por parte dos órgãos de fiscalização. Ao todo serão oferecidas 1.000 vagas para o cargo de policial penal, sendo 200 para preenchimento imediato e 800 para formar cadastro reserva de pessoal. Os interessados devem ficar de sobreaviso.

O certame já conta, inclusive, com contrato assinado com a banca organizadora da seleção, que será o Cebraspe. Desta forma, além da análise jurídica, a seleção segue em fase de ajustes finais no cronograma oficial, que está sendo finalizado com a empresa.

Para concorrer ao cargo será necessário possuir formação de nível superior em qualquer área e carteira de habilitação a partir da categoria “B”. A remuneração inicial é de R$ 4.146,40.

Último concurso Polícia Penal PE foi realizado em 2017

Há quatro anos, ocorreu o último concurso para Polícia Penal de Pernambuco, com supervisão da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres PE). 

A oferta foi de 85 vagas para agentes penitenciários, entre homens e mulheres. Houve reserva para pessoas com deficiência. A carreira teve como requisito o nível superior completo em qualquer área e Carteira de Habilitação na categoria B.

Na época, a remuneração era de R$3.872, incluindo vale-transporte, vale-refeição e benefício penitenciário. Esse valor era referente a jornada de trabalho de plantão com 24 horas de trabalho para 72 horas de descanso

O Cebraspe (Cespe/UnB) também foi o organizador do último concurso. Os participantes foram avaliados por provas objetivas com 60 questões, distribuídas pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Legislação Especial.

Também foi cobrada uma prova discursiva com tema na área de atualidades de Segurança Prisional e Direitos Humanos. As provas objetivas e discursivas foram aplicadas no mesmo dia.

Os classificados ainda passaram por outras etapas, como exames médicos, avaliação de capacidade física (com testes de flexão na barra ou estático na barra, impulsão horizontal, abdominal, natação e corrida).

Assim como avaliação psicológica, a fim de verificar personalidade, raciocínio e habilidades específicas do candidato, e investigação social. Os aprovados em todas as fases do concurso foram convocados para o curso de formação inicial da carreira.