Flexibilização

Governo de Pernambuco amplia capacidade de público para eventos e bares; confira as novas determinações

O Governo de Pernambuco anunciou nesta quinta feira, 25 de novembro, a ampliação da capacidade de público para eventos em todo o estado. O número permitido sai de 5 mil pessoas para 7,5 mil pessoas a partir do próximo dia 29 de novembro.

Foi anunciado que a partir do mês de dezembro, o governo vai exigir passaporte vacinal para o acesso a estabelecimentos e prédios públicos. Atualmente, a vacinação é exigida para todos os servidores estaduais.

“A partir de dezembro, passa a ser obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação completa para acesso aos estabelecimentos públicos no estado de Pernambuco, aqueles que estão sob a responsabilidade do governo estadual. Essa medida tem o objetivo de proteger a população e de incentivar para que todos se vacinem”, afirmou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, durante coletiva de imprensa do governo estadual sobre a situação da pandemia no estado.

Ver mais:

>> Governo de Pernambuco convoca coletiva com secretários de Saúde e do Turismo; cresce expectativa de um posicionamento sobre carnaval 2022 

Sobre o público nos eventos, deve ser considerado, porém, a capacidade máxima do local onde serão realizados os eventos. Atualmente, o público máximo é 5 mil ou 80% da capacidade, o que for menor. Agora a capacidade máxima deve ser de 50% do espaço.

“Em um ambiente que caiba 15 mil, vai poder comportar 7,5 mil”, exemplificou o secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Alexandre Rebelo, também durante a coletiva.

O secretário também anunciou mudanças em relação aos bares e restaurantes. O número de pessoas permitidas por mesa nesses estabelecimentos sai de 15 para 50 pessoas.

“É um pleito importante do segmento que vinha sendo avaliado e agora com a situação que a gente vive hoje aqui em Pernambuco, a gente avalia que é possível dar esse passo a mais”, completa Rebelo.