Afirmação

Diretora da OMS faz alerta: “Mundo está entrando na 4ª onda da Covid-19”

Mariângela Simão, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou na segunda-feira, 22 de novembro, durante uma conferência de abertura do Congresso Brasileiro de Epidemiologia que “o mundo está entrando em uma quarta onda” da pandemia da Covid-19.

“Estamos vendo a ressurgência de casos de covid-19 na Europa. Tivemos nas últimas 24 horas mais de 440 mil novos casos confirmados. E isso por que há subnotificação em vários continentes”, disse.

A brasileira destacou que a vacinação fez com que as curvas de novos casos e óbitos seguissem trajetórias diferentes: houve redução de óbitos, mas ascendência de novos casos.

Ver mais:

>> Cientistas descobrem variante com recombinação do coronavírus na América do Norte; linhagem foi encontradas originalmente nos EUA e no México

Mariângela Simão listou fatores que têm papel decisivo para o futuro da pandemia: imunidade populacional, incluindo a vacinação e a imunização natural; acesso à medicamentos; comportamento das variantes de preocupação; equidade no acesso às vacinas; adoção de medidas de saúde pública pelos governos e adesão a elas pela população.

“Em locais onde as medidas de saúde pública são usadas de forma inconsistente, os surtos continuarão a ocorrer em populações suscetíveis”, informou a diretora da OMS.