Declaração

Presidente Nacional do PSB descarta abrir mão de candidatura para o PT e afirma: 'Geraldo é o candidato preferencial de todos nós do PSB'

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira reiterou o nome do ex-prefeito Geraldo Júlio para o Governo de Pernambuco nas Eleições 2022. A informações são do Blog do Elielson.

“Geraldo é o candidato preferencial de todos nós do PSB”, e completou, “eu mesmo já estive com Geraldo e ele ficou de refletir”.

Siqueira também falou sobre a possibilidade do PSB deixar para o Partido dos Trabalhadores (PT), o nome para governador em uma aliança com o PSB que indicaria o vice.

“Não existe uma menor possibilidade para que isso aconteça. Isso é coisa da oposição”, disse Carlos Siqueira. “A sucessão de Paulo Câmara está melhor do que a reeleição dele mesmo”, disse.

Ver mais:

>> Marília Arraes confirma interesse de candidatura ao governo de Pernambuco em 2022: “o PT tem capital político, tem o presidente Lula”

PT quer apoio oficial do PSB a Lula em 2022

A direção nacional e executiva do PT já definiram que a prioridade da sigla será o fortalecimento do palanque nacional do partido. Resolução das instâncias partidárias já definiram que a discussão nos estados ficará em segundo plano e vai depender da estratégia nacional.

Neste sentido, não interessa aos petistas uma nova posição de independência do PSB no cenário nacional, a exemplo de ocorreu em 2018. Naquele ano, os socialistas adotaram a neutralidade na disputa presidencial em troca de apoio dos petistas em alguns estados, incluindo Pernambuco. A estratégia visava isolar o então candidato a presidente Ciro Gomes (PDT).

A leitura nas hostes petistas é de que Lula e o partido não aceitarão o mesmo acordo em 2022 e que somente interessa a legenda um apoio formal em uma mesma coligação.

“A aliança com o PSB teria que ser dentro de um compromisso nacional. Lula está conversando dentro do projeto nacional e não de independência porque isso (posição independente) não vai trazer força para o palanque nacional do PT”, avaliou o presidente estadual do PT, Doriel Barros.