Divulgada nesta segunda-feira, 22 de novembro, a pesquisa feito pelo instituto Paraná Pesquisas mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando as intenções de voto para presidente nas eleições de 2022 com 35% da preferência dos entrevistados, seguido do presidente Jair Bolsonaro com 30% e do ex-juiz Sérgio Moro, com 11%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada em julho, Lula e Bolsonaro apareciam tecnicamente empatados, com cerca de 33% e 32% das intenções de voto.
Veja também:
>>>Sérgio Moro atinge 11% das intenções de voto após filiação ao Podemos e ultrapassa Ciro Gomes, diz pesquisa; confira ranking completo
Moro supera os demais presidenciáveis que buscam se colocar como uma terceira via nas eleições de 2022. Ainda assim, com cerca de 10% das intenções de voto, Moro está longe dos dois principais nomes da disputa até agora.
Ciro Gomes (PDT) manteve-se no mesmo patamar, com cerca de 6% da preferência dos entrevistados pelo Paraná Pesquisas em novembro. Os demais candidatos – João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania) e Rodrigo Pacheco (PSD) – não ultrapassaram os 3%.
O instituto também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam em dois cenários de segundo turno: Lula contra Bolsonaro e Moro. O petista tem vantagem nas duas simulações, com sete pontos de diferença em relação ao presidente e 11 pontos percentuais em relação ao pré-candidato do Podemos.
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não cita nomes de possíveis candidatos, Lula e Bolsonaro apareciam com 19,7% e 18,4% das intenções de voto. Moro foi lembrado por 2,8% dos entrevistados.
O Paraná Pesquisa entrevistou 2.020 eleitores, presencialmente, entre os dias 16 e 19 de novembro, em 164 municípios brasileiros. A amostra foi estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. A margem estimada de erro é de aproximadamente 2 pontos percentuais para os resultados gerais.
Da redação do Portal com informações da Gazeta do Povo.
482