O movimento ‘Amor na Bandeira’, organizado por parceiros e amigos, irá fazer um encontro virtual nesta sexta-feira, 19 de novembro, Dia da Bandeira, para discutir a proposta de inclusão da palavra ‘amor’ na bandeira nacional. O tema, que já foi alvo de discussões anteriormente, tem o intuito de combater o ódio político e relembrar a relevância desta data.
O grupo de brasileiros que deseja substituir o lema “Ordem e Progresso” por “Amor, Ordem e Progresso” acredita que a bandeira é o maior símbolo de uma nação. Para o grupo, a mudança da sociedade começa dentro de cada um e, para uma verdadeira transformação, é necessário que o amor seja a solução.
O encontro será realizado através da plataforma Zoom, e os ingressos para o evento podem ser obtidos através do portal Sympla. O movimento pretende conectar os participantes da reunião à bandeira.
“Neste encontro, vamos unir diferentes pessoas que acreditam na mesma causa e levantam a mesma bandeira para nos fortalecermos e ampliarmos a voz dessa causa”, descreve a organização do evento.
Ver mais:
>> Bolsonaro anda a cavalo erguendo bandeira do Brasil e recebe troféu em Uberlândia
Movimento
A partir da filosofia positivista de Auguste Comte, o lema da bandeira “Ordem e Progresso” foi reproduzido por meio da perspectiva do autor, que afirmava: “O Amor por princípio, a Ordem por base; o Progresso por fim”. O grupo acredita, então, que a exclusão da palavra ‘amor’ influi diretamente na formação dos valores nacionais.
Além disso, considera que o contexto político atual é de ódio e violência, e que, apesar da substituição do lema não ser uma solução aos problemas, deve-se usá-la para mostrar que uma revolução pode ser feita com amor.
52