O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e o Procon Pernambuco, órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), deram continuidade à fiscalização conjunta, na última sexta-feira, 12 de novembro. Com o objetivo de averiguar o correto funcionamento das bombas e o cumprimento das normas de proteção ao consumidor, as equipes de fiscalização verificaram postos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na cidade de Caruaru, no Agreste do Estado.
Fiscais do Ipem-PE verificaram 76 bicos injetores de combustível, dos quais 14 foram reprovados por apresentarem bombas em mau estado de conservação com fiação elétrica exposta e vazamento de combustível. Os postos foram notificados e têm até 10 dias para fazer o reparo no equipamento. Agentes do instituto interditaram ainda três bicos injetores por apresentarem erro no volume de combustível entregue ao consumidor e indício de fraude.
Veja também:
>>>Procon-PE flagra estabelecimentos da RMR vendendo produtos vencidos; pacotes de biscoitos e garrafas de iogurte são alguns dos itens verificados
Já os fiscais do Órgão de Defesa do Consumidor de Pernambuco constataram uma loja de conveniência após terem sido encontrados produtos fora da validade e sem a precificação devida. O estabelecimento responderá administrativamente ao órgão, e terá 10 dias para apresentar sua defesa. Os produtos irregulares foram descartados na presença dos fiscais.
“Ações como esta irão acontecer regularmente para combater as irregularidades e garantir que o consumidor não seja prejudicado por práticas abusivas”, esclarece Pedro Eurico, Secretário de Justiça e Direitos Humanos.
O consumidor que suspeitar de alguma irregularidade pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem-PE pelo 0800 081 1526 ou através do formulário de denúncia no site www.ipem.pe.gov.br. Para denunciar junto ao Procon, o consumidor pode comparecer ao órgão na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. Mais informações poderão ser obtidas pelo site: www.procon.pe.gov.br, telefone 0800.282.1512 ou pelo whatsapp do órgão: 81 3181.7000.
Balanço – O Ipem-PE e o Procon Pernambuco deram início às fiscalizações conjuntas no dia, 4 de novembro. Até o momento 19 postos passaram por inspeção das equipes de fiscalização. Os fiscais do Ipem-PE verificaram um total de 232 bicos injetores de combustível, dos quais 39 foram reprovados e 6 interditados.
O Procon autuou 10 estabelecimentos por irregularidades de produtos impróprios para o consumo/venda, como: fora do prazo de validade, armazenados de forma incorreta e sem informações adequadas para o consumidor.
93