Encontro

Lula afirma que visitará o presidente da França, Emmanuel Macron, em sua 'excursão pela Europa'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira, 16 de novembro, as próximas paradas da série de viagens que tem feito pela Europa. Em uma palestra na instituição Science Po, em Paris, capital da França, Lula afirmou que visitará o presidente da França, Emmanuel Macron, e o socialista Pedro Sánchez, premiê da Espanha.

“Amanhã terei um encontro com o [Emmanuel] Macron. E também vou me encontrar com o premiê da Espanha [Pedro Sánchez]”, divulgou.

Desde a última quinta-feira (12), o petista tem feito reuniões com lideranças de esquerda pelo continente europeu. As reuniões recém-anunciadas por Lula não escapam deste padrão.

Emmanuel Macron é fundador do partido progressista Em Marcha!, mas sua primeira legenda foi o Partido Socialista da França. O francês já protagonizou diversos embates com o presidente Jair Bolsonaro.

Já Pedro Sánchez pertence ao Partido Socialista Operário Espanhol e foi o primeiro premiê espanhol a ter uma cerimônia de posse sem a presença da Bíblia e do crucifixo na mesa para o juramento. A decisão foi do próprio Sánchez, que é ateu.

Ver mais:

>> Lula: “Não temos outra coisa a fazer a não ser reconquistar a democracia”

Discurso 

O PT tem pela frente a missão de reconquistar a democracia e fortalecer o papel do Brasil na construção de uma América Latina progressista e inclusiva, defendeu o ex-presidente Lula, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na segunda-feira (15).

Em coletiva de imprensa, Lula falou dos desafios do campo progressista diante do avanço do fascismo no Brasil e no mundo e da cooperação entre Europa e América Latina. “Não temos outra coisa a fazer a não ser reconquistar a democracia”, discursou Lula. O ex-presidente também participa da Conferência de Alto Nível da América Latina, promovida pelo bloco social democrata no Parlamento.

“Tive o privilégio de ser presidente em um momento muito importante para a América Latina. Vivemos o melhor momento de inclusão e ascensão social de 2000 a 2014 na nossa querida América Latina”, apontou Lula.