Declaração

Guedes diz que governo Bolsonaro acabou com “privilégios” das aposentadorias e que o Brasil apresenta crescimento “acima da média mundial”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, na segunda-feira, 15 de novembro, que o governo federal acabou com os “privilégios da Previdência Social”. A fala ocorreu durante participação dele no Fórum Invest in Brazil, em Dubai, nos Emirados Árabes.

O chefe da pasta defendeu que o país está retomando a abertura econômica e que pretende alcançar arrecadação de meio trilhão de dólares apenas em comércio neste ano.

“O Brasil prossegue com as reformas, o Banco Central independente, gatilhos fiscais, marco regulatório do gás natural, do petróleo, das ferrovias. Seguimos fazendo a transformação e esperamos que os senhores participem dessa mudança”, assinalou Guedes.

Leia mais:
>>> Ministro Paulo Guedes afirma que Auxílio Brasil não tem fonte de custeio permanente

O ministro ainda aproveitou para alfinetar governos anteriores, ao dizer que o Brasil estava “afundado em armadilha de excesso de intervenção estatal”.

Ainda durante sua fala no evento, o titular da pasta disse que o país apresenta um crescimento “acima da média mundial”. Segundo ele, o triunfo teria sido alcançado “graças a uma orientação do nosso presidente de não deixar nenhum brasileiro para trás durante a pandemia”.

“Não faltou dinheiro para saúde, mas, ao mesmo tempo, prosseguimos com as reformas estruturantes”, declarou o gestor federal.

Guedes rechaçou as previsões pessimistas de economistas e instituições financeiras.

“A economia era um paraíso dos rentistas, e o inferno dos empreendedores. Agora o Brasil está virando um paraíso para os empreendedores. Os juros estão mais baixos, a economia está crescendo mais rápido, e o eixo de crescimento vai ser o setor privado”, afirmou.

Ao repetir que deseja atrair os “petrodólares” para o Brasil, o ministro da Economia estima que o país terá crescimento econômico acima dos 5,5% neste ano.

“São sócios ideais para os recursos naturais que temos no Brasil. Precisamos dessa parceria no Brasil. Seremos sócios na criação e na reciclagem desses recursos”, completou.

Da redação do Portal com informações do Metrópoles