Determinação

Áustria decreta lockdown nacional para não vacinados contra a Covid-19; medida tenta retardar a rápida propagação do vírus no País

O governo da Áustria decretou, neste domingo, 14 de novembro, um lockdown nacional para pessoas não vacinadas que valerá a partir da meia-noite da próxima segunda, 15 de novembro, para retardar a rápida propagação do coronavírus no País. Em um primeiro momento, as medidas mais rígidas valerão por dez dias.

“A situação é grave. A quarta onda (da pandemia) nos atinge completamente. Isso se deve à variante delta (do vírus), mas também é devido ao baixo índice de vacinação”, afirma o chanceler Alexander Schallenberg, em comunicado à imprensa em Viena, capital do País.

Ver mais:

>> Desemprego na Áustria aumenta mais de 50% em função do isolamento social

A mudança proíbe que indivíduos não vacinados ou não curadas com mais de 12 anos de idade deixem suas casas, exceto para atividades básicas, como trabalhar, fazer compras no mercado, dar um passeio ou se vacinar.

A polícia foi acionada para checar as pessoas que estarão fora de casa para ter certeza de que estão vacinadas, afirmou Schallenberg. O lockdown não se aplica a crianças com menos de 12 anos porque ainda não podem ser vacinadas oficialmente. As multas vão de 500 euros para pessoas que descumprirem as medidas até 3.600 euros para estabelecimentos.

As autoridades estão preocupadas que as equipes dos hospitais não sejam mais capazes de lidar com o crescente fluxo de pacientes com covid-19.

“É nosso trabalho como governo da Áustria proteger o povo. Portanto, decidimos que a partir de segunda-feira haverá um bloqueio para os não vacinados”, disse Schallenberg.