A deputada estadual Alana Passos (PSL-RJ), integrante da base apoiadora do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), apresentou na quinta-feira, 11 de novembro, um projeto de lei (PL) que pede a criação do “Dia do Orgulho Hétero” e a inclusão da data no Calendário Oficial do Estado. O PL já está tramitando na Casa após publicação no Diário Oficial.
Veja também:
>>>Vídeo: após McDonald’s disponibilizar banheiros compartilhados entre homens, mulheres e o público LGBTQIA+, consumidora se revolta com a franquia
No texto do projeto, a parlamentar descreve que a data seria comemorada anualmente no terceiro domingo de dezembro. Em sua justificativa, Passos destaca que a proposta tem como objetivo garantir ao cidadão o direito de se manifestar pacificamente e afirmar seu orgulho em ser heterossexual.
“Devemos respeitar todas as pessoas. Cada ser humano pode fazer o que quiser com seu corpo, mas não posso concordar com a apologia ao homossexualismo e sua imposição à sociedade”, escreve a deputada sobre a proposta do Dia do Orgulho Hétero.
Em um outro trecho da proposta, a deputada estadual afirmou ainda que “determinados grupos preferem estardalhaços em locais públicos, na internet, nos meios de comunicação e até em panfletos, com objetivo de divulgar o homossexualismo” e que tais grupos “comportam-se de forma inadequada, com intuito maior de provocar e chocar as pessoas ao seu redor”.
“Muitas das vezes agredindo verbalmente aqueles que não concordam com suas ideias, impondo o aceite de determinado tipo de comportamento; se dizem socialmente discriminados, mas, na verdade, discriminam aqueles que não concordam com suas convicções e opiniões”, completa.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Contra Fatos.
73