Serviço

Prefeitura de Goiana inicia realização de exame que possibilita ampliar as imagens e detecção precoce de câncer de mama

A Prefeitura de Goiana, através da Secretaria municipal de Saúde, iniciou na última terça-feira, 9 de novembro, a realização do exame Termografia, através dele é possível ampliar as imagens e detecção precoce de câncer de mama.

O objetivo é identificar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o câncer de mama nos seus estágios iniciais assim, representando a maior chance de cura e melhor qualidade de vida ao paciente.

Estratégias de detecção precoce e rastreamento são as melhores técnicas utilizadas para o diagnóstico precoce e início do tratamento mais promissor.

Leia mais:
>>> Em Goiana, Usina de Santa Teresa anuncia retorno após 4 anos de atividades suspensas; é esperado a geração de 6 mil empregos

>>> Goiana tem contas públicas aprovadas por unanimidade e é destaque em Pernambuco por apresentar eficiência na gestão de recursos do município

Em Goiana já é realizado o exame de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos. Porém pensando em ampliar o acesso a outras mulheres está sendo implantando o exame de Termogragia de mama. A ferramenta possibilita a visualização do calor irradiado pelo corpo para detectar tumores em fase de crescimento, além de fornecer informações vasculares e metabólicas da pele.

A termografia não substitui a mamografia, a proposta é que a nova tecnologia realize uma triagem em mulheres a partir de 25 anos e permita qualificar encaminhamentos para a mamografia e outros exames complementares.

O procedimento, inicialmente será realizados em 50% das unidades no município e no Centro de Referência de Saúde da Mulher, o resultado é liberado de forma imediata.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Goiana