Decisão

Ministro Alexandre de Moraes afasta Roberto Jefferson da presidência do PTB por 180 dias

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu nesta quarta-feira, 10 de novembro, afastar o ex-deputado Roberto Jefferson da presidência do PTB. A decisão tem validade inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada.

Jefferson está preso de forma preventiva (por tempo indeterminado) desde 13 de agosto por determinação de Moraes, que é relator do chamado “inquérito da milícia digital”, que é uma continuidade do inquérito dos atos antidemocráticos.

Veja também:
>>>
Alexandre de Moraes revoga a prisão de Daniel Silveira e proíbe o deputado de “frequentar toda e qualquer rede social”

Em setembro, o ministro autorizou que Jefferson deixasse a prisão para receber tratamento médico e manteve o uso de tornozeleira eletrônica do ex-deputado.

Em agosto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Jefferson por incitação ao crime, ameaça às instituições e homofobia.

Na denúncia, a PGR listou sete declarações em que o ex-deputado atacou instituições, e afirma que ele praticou condutas que constituem infrações previstas no Código Penal, na Lei de Segurança Nacional e na lei que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

Crítica de Roberto Jefferson a Bolsonaro 

O ex-deputado federal Roberto Jefferson voltou-se contra o presidente Jair Bolsonaro e teceu críticas ao chefe do Executivo, assim como também ao filho, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota).

Em carta escrita no complexo penitenciário de Bangu-RJ, o presidente do PTB disse que Bolsonaro se viciou “nas facilidades do dinheiro público” ao se aproximar de figuras do Centrão.

“O presidente tentou uma convivência impossível entre o bem e o mal. Acreditou nas facilidades do dinheiro público. Esse vício é pior que o vício em êxtase. Quem faz sexo com êxtase tem o maior orgasmo ou ejaculação que o corpo humano de Deus pode proporcionar. Gozou com êxtase, para sempre dependente dele. Desfrutou do prazer decorrente do dinheiro público, ganho com facilidade, nunca mais se abdica desse gozo paroxístico que ele proporciona. Bolsonaro cercou-se com viciados em êxtase com dinheiro público, Farias, Valdemar, Ciro Nogueira. Não voltará aos trilhos da austeridade de comportamento. Quem anda com lobo, lobo vira, lobo é. Vide Flávio”, escreveu Roberto Jefferson.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do G1.