Solenidade

Governadora em exercício, Luciana Santos, recebe comenda da Rede de Articulação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco

A governadora em exercício Luciana Santos recebeu na terça-feira, 9 de novembro, uma homenagem da Rede de Articulação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco. A comenda foi entregue durante reunião no Palácio do Campo das Princesas, em reconhecimento às lutas pela promoção da dignidade da pessoa humana e pelo respeito à diversidade do credo religioso.

De acordo com Mãe Elza de Iemanjá, da coordenação da Rede, no ano em que a entidade completa 15 anos de existência a decisão foi homenagear alguém que há muito tempo apoia as pautas do grupo.

“Conhecemos o trabalho da vice-governadora, conhecemos a luta dela desde sempre, no município, como deputada e no Estado. Então, dentro de uma reflexão sobre o que nos aconteceu em 15 anos, não tinha como deixar o nome de Luciana Santos de lado. Tínhamos que trazer, para dizer que acreditamos no seu trabalho, acreditamos na mulher que ela é, na militante que ela é. Estamos muito gratos a essa criatura por tudo que ela nos fez acontecer”, disse Mãe Elza.

Leia mais:
>>> Luciana Santos prestigia inauguração da nova sede da Fundação Altino Ventura

No encontro, treze representantes da rede, vindos de vários municípios, aproveitaram a homenagem para pedir o apoio de Luciana Santos no combate à discriminação religiosa e na defesa do Estado laico.

“É com muita honra que recebo essa comenda, abrindo o mês da consciência negra. Quando fui deputada estadual, aprovei a criação da Semana da Consciência Negra, e vejo que esse é um esforço para, cada vez mais, elevar a consciência sobre a desigualdade racial, a intolerância e o racismo, que são inaceitáveis. Tudo isso recrudesceu bastante em função desse ambiente nacional. Mas aqui em Pernambuco estamos buscando promover e fortalecer a política pública, que é o caminho pelo qual a gente deve e pode enfrentar o racismo”, disse Luciana Santos.

A tradicional Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, que reúne religiões de matriz africana, ocorreu na última quarta-feira (03), com o tema “Sou uma, mas não sou só”. O cortejo saiu do Marco Zero do Recife em direção ao Pátio de São Pedro.

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco