Contrário

PDT mudará orientação e deve votar contra PEC dos Precatórios; 1º turno da votação teve 15 deputados da sigla votando favorável a PEC

O deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PE), líder do Partido Democrático Trabalhista na Câmara dos Deputados, afirmou na segunda-feira, 8 de outubro, que a sigla vai mudar de posicionamento e orientará seus parlamentares a votarem contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios, que será deliberada em segundo turno nesta terça-feira, 9 de novembro, na Câmara.

“Em nome da unidade partidária, o nosso partido vai mudar a orientação de sim, para não, na votação de amanhã. Nós avaliamos e é para isso que as PECs são votadas em dois turnos, para que haja tempo para a decantação dos assuntos, para o aprimoramento das posições”, disse Wolney.

O texto-base da PEC foi aprovado na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (4), por 312 votos a 144, em primeiro turno. Na ocasião, 15 dos 25 deputados federais que integram a bandada do partido votaram a favor da medida. A decisão dos parlamentares irritou até o pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, que decidiu suspender a candidatura.

Ver mais:

>> PDT vai ao STF contra votação remota da ‘PEC dos Precatórios’; pedido ocorre mesmo com 15 deputados da sigla ter votado favorável a PEC

A Executiva do PDT se reúne nesta terça-feira (9) em Brasília para discutir a posição do partido no segundo turno de votação da PEC dos Precatórios e há a possibilidade de fechamento de questão, ou seja, possíveis punições a quem não seguir a posição da legenda.

Apesar da mudança de orientação na votação, os próprios pedetistas reconhecem que, entre os 15 deputados que votaram a favor do texto em primeiro turno, alguns devem repetir os votos pela aprovação da proposta em segundo turno.