A famosa Caldeirada de Itapissuma, Litoral Norte de Pernambuco, reabriu neste fim de semana, após ficar fechada por quase um mês devido a um incêndio no dia 13 de outubro no Mercado de Artesanato da cidade. A autorização começou a valer no sábado, 6 de novembro e foi comemorada pelo prefeito do município, Zé de Irmã Têca (PSD).
“É com muita alegria que a gente anuncia esse retorno e dizer que o projeto de reconstrução do Mercado também já foi dado início. Nós queremos agradecer aqui ao Bruno Lisbo, representando a CEHAB, ao diretor de obras Wilson, ao secretário de Turismo do Estado, amigo Rodrigo Novaes, ao presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, ao deputado André de Paula, e de uma forma especial agradecer ao governo Paulo Câmara, sem o apoio nós não teríamos conseguido dar uma resposta tão rápida”, disse Zé de Irmã Têca.
Veja também:
>>>Incêndio de grandes proporções provoca destruição no Mercado de Artesanato e Caldeirada de Itapissuma ao atingir diversos estabelecimentos
O prefeito ressaltou também que todos os trabalhadores receberão a segunda e terceira parcelas do auxílio, além de valores referentes a 2 dias de forma proporcional.
Estava definido que semanalmente até a reabertura das atividades, os trabalhadores formais, informais e ambulantes receberiam um auxílio de R$ 200,00, e os donos dos boxes R$ 2.500,00 por semana de inatividade, os artesãos e comerciantes do mercado serão indenizados por todas suas peças e materiais destruídos e receberão um auxílio de 1 salário mínimo até a reconstrução e reinauguração do Mercado de artesanato.
Confira o comunicado divulgado pelo prefeito na última sexta-feira, 5 de novembro:
O aval foi dado após um laudo técnico da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Na conclusão do novo documento, os técnicos apontam que, “após a remoção total da estrutura metálica da coberta e de uma vistoria mais detalhada em todo o prédio, objeto de risco para ambos os estabelecimentos, conclui-se que já pode liberar o funcionamento do centro gastronômico para suas atividades normais”.
O incêndio atingiu o Mercado de Artesanato de Itapissuma e o bar Praça do Vinil, que ficam na Rua José Gonçalves, ao lado do Polo da Caldeirada.
27