Posse

Bolsonaro entrega mais de 5 mil títulos de terra definitivos e provisórios a agricultores do Paraná

Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, na tarde da sexta-feira, 5 de novembro, em Castro, no Paraná, da entrega de títulos definitivos e provisórios para famílias beneficiárias da reforma agrária do estado.

Ao todo, o Governo Federal emitiu 5.669 títulos definitivos e provisórios para famílias paranaenses. São 351 documentos definitivos, que transferem o domínio do lote para a família, e 5.318 Contratos de Concessão de Uso (CCU), título de caráter provisório que assegura aos ocupantes a posse do lote no assentamento e o acesso às políticas de apoio à agricultura familiar.

Veja também:
>>>
PGR afirma que Bolsonaro não cometeu crime ao ameaçar “enquadrar” o STF e ao atacar o ministro Alexandre de Moraes

O objetivo da medida é ampliar o acesso ao crédito, além de promover a inclusão produtiva das famílias e a segurança jurídica no campo. Os documentos entregues permitem a autonomia e o desenvolvimento econômico dos pequenos produtores.

“Quando a gente entrega esses títulos, além de você dar dignidade a essas pessoas, muita gente está há 50 anos esperando seu título, você está dando uma carta de alforria para ele. Ele sabe que o que fizer na sua propriedade a partir de agora ficará para seus filhos e seus netos”, ressaltou o Presidente Jair Bolsonaro em seu discurso.

O casal Nadir Antônio Rezende e Antônia Alves da Luz Rezende, que vive no assentamento Mãe de Deus, em Jardim Olinda (PR), recebeu o título do lote de 15,9 hectares das mãos do Presidente Jair Bolsonaro. “Tenho muito orgulho de estar recebendo o título das mãos do Bolsonaro”, disse o agricultor.

Roda Bem Caminhoneiro

Durante o evento, o Governo Federal também fez a entrega de um kit do programa Roda Bem Caminhoneiro à Cooperativa de Transportes Autônomos de Castro. O Roda Bem Caminhoneiro é projeto dos Ministérios da Cidadania e da Infraestrutura que visa incentivar o cooperativismo entre os caminhoneiros autônomos e melhorar a renda e a qualidade de vida da categoria.

O kit é formado por contêineres-escritórios, equipados com depósito, escritório e lavabo, notebook, smartphone e um aparelho de ar condicionado.

A iniciativa fornece infraestrutura, capacitação a distância e assessoramento técnico às cooperativas, além de uma rede de pontos de abastecimento de combustível nas sedes das entidades.

“Tratamos aqui de um ponto muito importante para manter a estrutura do nosso Brasil funcionando, que é a assistência a todos aqueles profissionais autônomos que são os caminhoneiros, que são responsáveis pelo transporte de mais de 60% de todas as cargas do nosso Brasil. Hoje nós estamos aqui oficialmente lançando, porque Castro tem uma das primeiras unidades funcionando do Roda Bem Caminhoneiro, uma estrutura que visa fortalecer algo que vocês desta região conhecem bem que é o cooperativismo”, afirmou o ministro da Cidadania, João Roma.

Em todo o país, a previsão é agregar 100 cooperativas entre novas e existentes, chegando ao alcance de cerca de 100 mil caminhoneiros.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Planalto.