Sustentabilidade

Na Escócia, João Campos firma compromisso de utilizar energia solar em todas as escolas municipais do Recife

Em Glasgow, na Escócia, onde participa da Conferência das Nações Unidades sobre Mudanças Climáticas, a COP-26, o prefeito João Campos anunciou um programa para dotar as escolas municipais do Recife de energia limpa e renovável. O anúncio aconteceu durante a participação do prefeito no seminário “O Nordeste Brasileiro e o potencial da Transição Energética Justa no Brasil”, no Dia da Energia da COP-26. No primeiro momento, 20 escolas municipais serão selecionadas para receber os geradores de energia fotovoltaica, a energia solar, e o objetivo é estender para toda a Rede Municipal de Ensino.

“Estamos aqui em Glasgow participando da COP-26 e hoje foi um dia muito importante, a gente firmou um compromisso de que o Recife, nesses próximos quatro anos, colocará energia renovável fotovoltaica em todas as unidades da educação do município. A gente vai começar de maneira imediata com um projeto piloto em vinte escolas e fazer o projeto para poder integralizar e nos quatro anos chegar em todas as unidades com a geração própria de energia fotovoltaica”, disse o prefeito João Campos.

Veja também:
>>>João Campos viaja para COP26 e IsabelLa de Roldão assume a cidade; é a primeira vez na história que uma mulher comanda a Prefeitura do Recife

Além da instalação dos painéis solares, o projeto prevê ainda o engajamento da comunidade escolar na implantação dos equipamentos e na conscientização de trabalhadores da educação, alunos e familiares sobre a importância da geração de energia limpa e consumo consciente de energia.   “Vamos fazer isso conversando com os professores, os alunos e os mais de 90 mil alunos da nossa rede terão acesso não apenas a uma escola com energia renovável, mas conhecer o processo de instalação e a importância de cada uma fazer a sua parte pra gente fazer um mundo melhor”, afirmou João Campos.

Hospital da mulher do Recife

O Hospital da Mulher do Recife foi o primeiro equipamento público a receber uma usina de energia fotovoltaica, com capacidade para atender a demanda de consumo energético do equipamento, que é considerado um hospital de grande porte. Em agosto, a usina começou a funcionar fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife, com a Neoenergia Pernambuco e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

A partir da fonte renovável de energia, serão gerados cerca de 40 GWh/mês, que permitirá uma economia anual de aproximadamente R$ 240 mil à unidade municipal de saúde. Na cobertura do centro hospitalar, uma área de 1.580m², foram instalados 728 módulos de 440 kWp. Além de contribuir economicamente com a manutenção do HMR, o sistema de geração fotovoltaico instalado pela Celpe contribui com a preservação ambiental, reduzindo a emissão anual de sete mil toneladas de CO2, responsável pelo efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global. O impacto dos resíduos e gases que deixarão de ser emitidos na atmosfera equivale ao plantio de quase 50 mil árvores no mesmo período.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da PCR.