Esclarecimento

Presidente Bolsonaro presta depoimento à Polícia Federal sobre suposta interferência política na corporação

A quatro dias do fim do prazo judicial, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prestou depoimento à Polícia Federal no inquérito que apura suposta intervenção política na corporação.

A oitiva foi realizada na noite da quarta-feira, 3 de novembro, em Brasília. A informação foi revelada pela colunista Thaís Arbex, da CNN Brasil, e confirmada pelo Metrópoles. Bolsonaro respondeu a todos os questionamentos.

O depoimento ocorreu após determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF). O prazo era de 30 dias e terminava em 7 de novembro.

Leia mais:
>>> TRF derruba liminar que impedia investigações sobre facada em Bolsonaro na campanha de 2018 

>>> Pesquisa XP/Ipespe para Presidente 2022: Lula com 31% e Bolsonaro 24%; saiba mais

A forma do depoimento travou a oitiva. Bolsonaro tentou prestar informações por escrito, mas posteriormente voltou atrás. Esse é um dos últimos andamentos do inquérito.

A investigação começou após o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro apontar que o presidente o pressionava para substituir o diretor-geral da corporação, à época Maurício Valeixo, além da coordenação da Polícia Federal no Rio de Janeiro — reduto eleitoral de Bolsonaro.

Segundo Moro, o presidente queria um aliado e exigia acesso a relatórios sigilosos da corporação. O caso foi motivo de crise e ocasionou o pedido de demissão do então ministro da Justiça, em abril de 2020.

Agora, a Polícia Federal deverá remeter o inquérito ao procurador-geral da República, Augusto Aras, a quem cabe decidir sobre eventual denúncia contra o chefe do Executivo nacional.

Da redação do Portal com informações do Metrópoles