Avanço

Pernambuco pretende flexibilizar uso de máscaras em dezembro, caso 80% da população complete o esquema vacinal contra a Covid-19 

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou durante coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira, 4 de novembro, que o estado de Pernambuco deve flexibilizar o uso de máscaras de proteção em locais abertos no início de dezembro, caso 80% da população esteja com o esquema vacinal completo contra Covid-19.

“Nos já pudemos anunciar a retirada da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos em Fernando de Noronha, que vai se dar agora em meados de novembro, a partir do dia 17 de novembro, com as características peculiares que tem em Noronha, e nós esperamos poder dar passos também a partir de dezembro nesse sentido aqui no continente. Tudo vai depender das pessoas se mobilizarem, de toda comunidade pernambucana ajudar, fazer uma corrente de solidariedade”, disse André Longo.

O secretário, ao ser questionado pelo Portal de Prefeitura, reafirmou também que estão mantidas as exigências, como obrigatoriedade de teste ou vacinação contra a Covid-19 para frequentar cultos em templos religiosos com compacidade para mais de 300 pessoas.

Confira a coletiva na íntegra:

Veja também:
>>>Secretário de Saúde reafirma que estão mantidas as exigências para frequentar igrejas e templos religiosos em Pernambuco; assista vídeo

Dados 

Entre os dias 19 de janeiro e 21 de outubro deste ano, Pernambuco registrou 9.103 óbitos pela Covid-19. Desses, 8.539 – que representam 94% do total – não tinham tomado a vacina contra a doença, estavam sem o esquema vacinal completo ou faleceram antes do prazo de 14 dias após a segunda dose.

“Os números nos mostram claramente que as vacinas são eficazes contra a Covid-19. E todas as vacinas utilizadas no Brasil tiveram sua segurança atestada pelos mais respeitados órgãos regulatórios do mundo”, afirmou André Longo.

De acordo com o estudo, do total de pacientes que faleceram, 6.845 – que representam 75% do total – não tinham tomado nenhuma dose de vacina contra a Covid-19. Outros 1.530 (17%) tomaram apenas a primeira dose, sem completar o esquema, e 164 (2%) adoeceram antes do prazo que a vacina precisa para fazer efeito, que é de 14 dias após a segunda dose ou dose única.