O ex-presidente Lula (PT) foi escolhido pela revista Politique Internationale, da França, para receber o Prêmio Coragem Política 2021. De acordo com a publicação, Lula foi escolhido por seu trabalho como presidente do Brasil entre 2003 e 2011.
A revista diz que as gestões de Lula são “uma obra marcada pelo desejo de promover a igualdade racial e social em seu país”, ressaltando que, na sua gestão, 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza.
Veja também:
>>>Lula prepara turnê internacional que começará em países europeus e encerrará nos Estados Unidos
No anúncio da decisão, a Politique Internationale também afirma que Lula “volta a encarnar a esperança aos olhos de uma grande maioria dos seus compatriotas, decepcionados com a gestão de Bolsonaro”.
Lula receberá o Prêmio em Paris no dia 17 de novembro na presença de inúmeras personalidades. A visita à capital francesa é parte de uma viagem em que o ex-presidente participará de diversas agendas com líderes políticos e sociais europeus. Nestes eventos, Lula deverá lembrar o papel que o Brasil já desempenhou no cenário internacional e como é possível recuperar a imagem do país.
Turnê
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva adicionou os Estados Unidos ao seu itinerário de viagens internacionais. A turnê do pré-candidato petista terá início em novembro, quando ele visitará França, Alemanha, Espanha e Bélgica. O petista deve passar pelos EUA em dezembro deste ano ou janeiro de 2022, informa o jornalista Guilherme Amado, no Metrópoles.
No mês que vem, Lula irá ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, e conversará em Berlim com lideranças do Partido Social-Democrata da Alemanha, o SPD, que venceu as eleições nacionais.
De acordo com os aliados, o périplo internacional antes da campanha busca quebrar resistências à imagem do ex-presidente, especialmente depois que o STF anulou suas condenações da Lava Jato.
72