Social

Campanha Natal Sem Fome 2021 é lançada em Petrolina com expectativa de ajudar cerca de mil famílias no município sertanejo

A edição 2021 da campanha Natal Sem Fome foi lançada oficialmente no sábado, 30 de outubro, na Praça Dom Malan, no centro de Petrolina e contou com a presença do Bispo da cidade, Dom Francisco Canindé Palhano, que abençoou o projeto.

Na cidade, a ação é coordenada, desde 2017, pelo advogado Julio Lossio Filho, o consultor de políticas públicas, Robson Rocha e uma equipe de colaboradores, visando arrecadar dinheiro e alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social, principalmente das áreas de invasão da cidade. As doações em dinheiro podem ser feitas através da plataforma Vakinha e a meta deste ano é arrecadar R$ 20 mil.

https://www.instagram.com/p/CVqGMTyJ749/

A campanha Natal sem Fome Petrolina deste ano evidenciou uma das histórias contadas pelo fundador da campanha nacional, Herbert de Souza, o Betinho, conhecida como a “Fábula do Beija- Flor”. Na história, um beija flor tenta apagar um incêndio na floresta levando água no bico repetidas vezes e, quando questionado da razão de fazer aquilo, já que era muito pequeno para carregar água suficiente, ele responde que está fazendo a sua parte. O beija-flor tinha consciência de que sozinho não conseguiria, mas deu o exemplo de que, se cada animal fizesse a sua parte, o fogo cessaria.

O Brasil conta, atualmente, com 19 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Para Julio Lossio Filho, esses dados são alarmantes e precisam ser olhados com responsabilidade pelo poder público.

“A segurança alimentar é um direito humano contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, no entanto, essa não é a realidade atual no país, muito menos na nossa cidade. Tenho consciência de que a nossa ação é paliativa, mas imensamente necessária e, como nos ensina a fabula do beija- flor, se cada um fizer a sua parte, uma grande transformação pode acontecer, é nessa transformação que eu acredito e é com ela que eu sonho”, explicou.

À exemplo da nacional, a campanha Natal Sem Fome Petrolina quer que cada pessoa sinta que sim, é possível ir longe se cada um fizer a sua parte individualmente e, somando com a ação do outro, uma grande rede de solidariedade pode ser criada, transformando um pouco o mundo e a realidade de muitas pessoas.

De acordo com a organização, todos os recursos arrecadados serão destinados à compra de alimentos para as cestas básicas, e toda a prestação de contas será divulgada nas redes sociais da campanha e dos organizadores. Qualquer informação pode ser obtida entrando em contato com o perfil oficial da campanha no Istagram (@natalsemfomepetrolina). Empresários que queiram fazer doações e ser parceiros também podem entrar em contato através do perfil oficial ou falando com algum dos organizadores.

Da redação do Portal com informações da Ascom – Comitê Natal Sem Fome Petrolina/PE.