Procedimento

Procon-PE flagra estabelecimentos da RMR vendendo produtos vencidos; pacotes de biscoitos e garrafas de iogurte são alguns dos itens verificados

As fiscalizações do Procon Pernambuco, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), tiveram continuidade, nesta semana, em padarias e açougues da Região Metropolitana do Recife (RMR) para verificação dos cumprimentos de medidas preventivas contra a Covid-19 e para inspecionar se há vendas de produtos inadequados para o consumo.

Durante esta semana de fiscalização, foram encontradas irregularidades em alguns estabelecimentos, como no Preço Bom Supermercado, localizado na Av. Presidente Kennedy, no Bairro de Peixinhos, em Olinda.

No ato da fiscalização, foram encontrados mais de 100 alimentos expostos para venda com data de validade vencidas, entre garrafas de iogurte e caixas de creme chantilly.

Procon
Fiscalizações do Procon-PE encontram produtos vencidos em supermercados da RMR. Foto: Divulgação

Leia mais:
>>> Procon-PE interdita três correspondentes financeiras da Região Metropolitana do Recife; veja quais

Ainda em Olinda, no Supermercado Popular, localizado na Av. Cel Frederico Lundgren, no bairro de Rio Doce, foram encontrados pacotes de biscoitos, caixas de creme de leite e embalagens de salsichas fora do vencimento.

Já em Areias, na Avenida Recife, no Líder Supermercado, além de terem sido encontrados cerca de 70 alimentos vencidos, no estabelecimento foram constatados 15 produtos sem identificação de precificação. Entre os produtos vencidos constavam latas de cervejas, bolos e batatas fritas.

“Durante o ato de fiscalização, os produtos encontrados com algum tipo de irregularidade são descartados de imediato por nossas equipes. Não vamos deixar que o consumidor pague por um produto de consumo impróprio, por isso continuaremos realizando fiscalizações nesses estabelecimentos”, afirma Pedro Eurico. 

Todos os estabelecimentos foram autuados pelo Órgão de Defesa do Consumidor de Pernambuco, onde terão um prazo de 10 dias para apresentar suas defesas. A depender da análise dos processos, os mercados poderão pagar uma multa que varia de mil a 9 milhões de reais.

Fernando de Noronha

Na última terça (26) e quarta-feira (27), servidores do Procon Pernambuco estiveram presentes no Arquipélago de Fernando de Noronha para realizar diligências operacionais do órgão. Foram realizadas audiências de conciliação, além de fiscalização educativa em mercadinhos e entrega de notificação no posto de gasolina da Ilha – referente ao aumento de preço, foi solicitado para que seja apresentado junto ao Órgão as notas fiscais e preços praticados no dia 25/10.

Durante as fiscalizações, um mercado foi autuado, trata-se do Mercadinho da Ilha, localizado na Vila do Trinta. No local, foram encontrados cerca de 8kg de costela bovina vencidas.

Da redação do Portal com informações do Procon-PE