Diversidade

Mauricio de Sousa diz que prepara novo personagem LGBTQIA+ para Turma da Mônica

Na última quarta-feira, 27 outubro, o famoso cartunista brasileiro Mauricio de Sousa concedeu uma entrevista e falou sobre planos futuros para os quadrinhos de ‘A Turma da Mônica’.

No dia em que completou 86 anos de idade, Mauricio falou sobre a preparação um personagem LGBTQIA+ para a história em quadrinhos.

Veja também:
>>>Superman bissexual recebe críticas de pastores: ‘Destruição da família’

Em entrevista à BBC News, o cartunista revelou que conta com a ajuda do filho, Mauro Sousa, para as discussões da criação do novo integrante da turma.

“Vem vindo aí… Estou esperando um pouquinho que esteja cada vez mais aceita a posição do gay, principalmente. Eu tenho um filho, bem, que se assume [homossexual] e eu adoro meu filho. Ele cuida de uma parte tão importante [da empresa], que é a de shows e espetáculos”, afirmou Mauricio.

“Estamos discutindo isso, sim. Estamos discutindo com os roteiristas, com o Mauro, com o pessoal próximo da gente aí para que haja um personagem positivo. Em todos os sentidos”, finalizou.

‘Amigues’ e ‘todes’

Conhecida pela adoção de pautas progressistas em suas novelas, a TV Globo decidiu que a novela Cara e Coragem, prevista para estrear em maio do ano que vem, adotará a chamada “linguagem neutra” em algumas de suas cenas.

O folhetim é escrito pela roteirista Cláudia Souto. Segundo ela, este tipo de linguagem, apoiada pelos LGBTs em nome de uma pretensa “democratização” do Português, será usada apenas por “personagens que representam a fatia da sociedade que já se comunica assim, naturalmente”.

“As novelas são crônicas de sua época. […] Ao abordar temas referentes à comunidade LGBTQIA+, é natural que o gênero neutro seja incorporado pelos personagens”, disse Cláudia, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada na sexta-feira, 1 de outubro.

A roteirista também defende que as novelas sejam usadas como ferramentas para fortalecer esse tipo de mudança na sociedade.

“O público de novelas é apresentado todos os dias a novas gírias, sotaques e palavras. Não é diferente com o gênero neutro. Logo se darão conta de que é uma nova forma de expressão. Acho relevante que seja mostrada numa obra de tanto alcance”, declarou.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Aventuras na História.