Requerimento

Vereadores do Recife aprovam voto de repúdio ao presidente Bolsonaro por vetar distribuição gratuita de absorventes

Os vereadores do Recife aprovaram nesta segunda-feira, 25 de outubro, por 17 votos favoráveis e 7 contrários, voto de repúdio ao veto do presidente da República Jair Bolsonaro à previsão de distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua.

O requerimento de número 10.990/2021, foi proposto pela vereadora Dani Portela (PSOL). A parlamentar fez uma reflexão sobre a responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro no aumento da miséria, do desemprego, da violência e da insegurança alimentar no país, segundo ela.

Câmara do Recife
Painel de votação da Câmara do Recife. Foto: Reprodução/CMR.

Veja também:
>>>Manuela d’Ávila critica Bolsonaro, após presidente associar vacinação contra Covid com a Aids: “deve ser responsabilizado pelas fakes que dispara”

O pronunciamento de Portela foi baseado no texto “Queremos ser gente”, de sua autoria, publicado em um site de notícias na última quarta-feira, 20 de outubro.

Na coluna, ela lembrou o caso de Rosângela Sibele, mulher presa em São Paulo por roubar R$ 21,69 em alimentos em um supermercado.

“Após 18 dias presa, ela, ao sair da prisão, afirmou: ‘Meu sonho é ser gente’. Esse projeto de país rouba nossa humanidade, rouba nosso direito de ser gente, de não precisar sermos presas por roubar algo que na verdade é nosso direito. Comer é direito de todo ser humano, se isso nos é negado então é porque o governo desse país não nos considera gente”, disse a vereadora.

Dani Portela não deixou de refletir sobre as implicações que o crescimento da penúria tem para os brasileiros e as brasileiras que já fazem parte da parcela mais vulnerável do país.

“A fome é um processo político, planejado às custas de muita exploração e acúmulo. Ela, no Brasil, se materializa no povo negro, historicamente excluído dos lugares de humanização da sociedade, como a execução de um grande plano de morte”, afirmou.

Segundo a vereadora, é preciso fomentar a coesão de forças no repúdio ao governo de Jair Bolsonaro.

“É preciso nos unir em uma única voz pelo ‘fora, Bolsonaro’. Esse é um governo que tem precarizado nossas vidas, um governo de desinformação. Me assusta que as pessoas não se escandalizem com isso, com o crescimento da política da morte, com a política armamentista, com clubes de tiros se espalhando pelas cidades do país. Essa bala nunca foi perdida: ela sempre acha o povo preto, favelado como alvo há mais de 500 anos. A política de extermínio se consolida com a chegada de um genocida no poder”.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Câmara do Recife.