Campanha

Prefeitura do Recife leva testagem gratuita e vacinação contra a Covid-19 em novos bairros nesta semana

A Prefeitura do Recife vai levar testagem gratuita para detecção da covid-19 para 12 novas localidades do Recife. De 26 a 29 de outubro, profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do município estarão em mais de uma localidade por dia, das 8h às 16h. Entre os bairros contemplados com a ação, estão: Ipsep, Jardim São Paulo, Casa Amarela, Mangabeira e Encruzilhada. Em cada local, a capacidade é de realizar até 200 testes.

Qualquer pessoa pode fazer o teste que detecta a doença ativa, basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos. Caso sejam identificadas pessoas com sintomas respiratórios, e o teste de antígeno der negativo, os próprios profissionais agendam, por meio do Atende em Casa, a realização do RT-PCR (teste padrão ouro para detecção do vírus ativo).

Veja também:
>>>No Recife, obras no Parque das Graças seguem em ritmo avançado e primeiras mudas de árvores são plantadas

Até agora, a Sesau aplicou 13.372 testes, dos quais 367 foram reagentes, o que representa uma positividade de 2,7% do total de examinados. Os casos positivos estão sendo cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada.

Vacina

A Prefeitura do Recife vai levar a vacinação itinerante contra a covid-19 para 14 novas comunidades da cidade. Até 29 de outubro, das 8h às 12h, profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do município estarão realizando busca ativa dos moradores que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina ou ainda aqueles que estão no prazo para segunda dose, em atraso ou que já podem receber a dose de reforço.

Desde o início desta iniciativa, em agosto, já foram aplicadas mais de 14,5 mil doses dos imunizantes em 92 localidades.

Entre as comunidades contempladas com a ação, estão: Planeta das Flores Rocinha, no Curado; Santa Terezinha, em Santo Amaro; Lourdes Dutra, em Água Fria; entre outras. A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal contra covid-19 em toda a cidade. As localidades vêm sendo escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante as atividades, as equipes da Sesau fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife e realizam a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento.

Para receber a vacina, os moradores devem apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência e as documentações específicas para cada um dos grupos prioritários. Aqueles que não tiverem comprovante de residência ou de domicílio eleitoral, poderão utilizar uma autodeclaração de residência, que foi elaborada especificamente para esta ação.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Prefeitura do Recife.