Declaração

Bruno Araújo se manifesta sobre possível fraude em votação nas prévias do PSDB: "como todo processo inovador, envolve muito trabalho"

O pernambucano Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, manifestou-se sobre a acusação de que 92 prefeitos e vice-prefeitos do partido foram inscritos irregularmente nas prévias presidenciais. A fala aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes, onde Bruno participa da Expo 2020.

Em conversa com jornalistas, o presidente tucano afirmou que “o processo é inovador. Como todo processo inovador, envolve muito trabalho. Se der certo, vai beneficiar só o PSDB, como também o Brasil”.

As prévias do PSDB estão marcadas para 21 de novembro, quando o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de São Paulo, João Doria; e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, disputam a vaga do partido para disputar a Presidência da República em 2022.

Ver mais:

>> Bruno Araújo defende união para fortalecimento do PSDB e da terceira via

Os questionamentos acontecem três dias depois do jornal Folha de São Paulo revelar acusações de fraude feitas pelos diretórios do PSDB da Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul de que o diretório de São Paulo teria fraudado a data de filiação de 92 prefeitos e vice-prefeitos. A cédula paulista é controlada pelo governador paulista João Doria.

Essas filiações teriam ocorrido depois da data final estabelecida e só foram concretizadas porque o PSDB paulista informou datas anteriores ao Tribunal Superior Eleitoral. Em resposta, aliados da candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, entraram com representação no partido contra a inscrição dos 92 prefeitos e vice-prefeitos, pedindo a exclusão dos inscritos.

Nota

Em nota divulgada na última quinta-feira, 21 de outubro, Bruno Araújo já havia afirmado que as denúncias seriam analisadas com “absoluta serenidade“. Ele também disse que “pedidos de impugnação são naturais em qualquer processo eleitoral”. E que as acusações já foram encaminhadas à seção paulista, para que esta preste os esclarecimentos.