União

Prefeitura do Jaboatão e CGU firmam parceria para conscientizar estudantes sobre ética e cidadania

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes firmou parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), nesta quinta-feira 21 de outubro, para implantação do programa Um Por Todos, Todos Por Um (UPT), com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes do ensino fundamental da rede municipal sobre a importância da ética e cidadania.

O programa, que já vinha sendo aplicado como projeto-piloto no município, utiliza materiais didáticos, vídeos e histórias em quadrinhos da Turma da Mônica produzidos pelo Instituto Maurício de Souza, com temas sobre integridade, empatia, conscientização social, responsabilidade, cultura digital, pensamento crítico e conhecimento.

O prefeito Anderson Ferreira e o superintendente substituto da CGU Regional Pernambuco, Rodrigo Caldas, assinaram o termo de parceria no Palácio da Batalha. Jaboatão foi o município que serviu de base para a CGU desenvolver a plataforma digital do programa, que, agora, está sendo estendido para todo o País.

“Nosso município se colocou à disposição da CGU na implantação do projeto-piloto, em 2019, por entender a importância que um programa como esse representa para o futuro dos jovens. É a partir da criança que se aprende o que é cidadania e ensinamentos que levamos para o resto da vida. O projeto deu certo e é um orgulho podermos ter contribuído de forma efetiva. Esse é mais um passo importante que damos porque a educação é um dos pilares da nossa gestão, referência internacional, premiada pela ONU”, destacou o prefeito Anderson Ferreira.

Ver mais:

>> Alunos do 5º ano e do Ensino de Jovens e Adultos voltam às aulas presenciais em Jaboatão

O superintendente substituto da CGUR/PE, Rodrigo Caldas, explicou que a escolha por Jaboatão para implantar o projeto-piloto se deu pela importância do município e pelo interesse em participar.

“A participação de Jaboatão foi de fundamental importância para deixar o projeto pronto na área digital. O programa está consolidado e estamos oficializando a parceria com a prefeitura para fomentar a conscientização de crianças e adolescentes sobre os direitos e deveres do cidadão de forma lúdica, com amplo acesso aos professores e estudantes”, disse Rodrigo Caldas.

O programa Um Por Todos, Todos Por Um permite aos parceiros públicos e privados acesso a todo material produzido de forma gratuita. A CGU entende que a escola é o núcleo principal de desenvolvimento de ações do UPT, alinhadas aos objetivos gerais específicos da Base Nacional Comum Curricular.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes