Ação

MPF investiga Damares por gastar abaixo do orçamento; ministra criticou a ação: "Inquérito por gastar pouco?"

O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para investigar a baixa execução do orçamento do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado por Damares Alves. A informação foi divulgada por Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo.

A investigação tem como objetivo apurar os impactos da baixa execução orçamentária nas políticas públicas da área a ser coberta pelo ministério. Em 2020, por exemplo, a Secretaria de Políticas Nacionais para Mulheres pagou menos da metade do valor autorizado para o ano.

De acordo com o MPF, esse tipo de “economia” esvaziaria pautas como o combate à violência doméstica e dificultaria uma série de outras ações que deveriam ser conduzidas pelo ministério de Damares.

Nas redes sociais, a ministra afirma que ainda não foi oficialmente comunicada sobre a abertura do inquérito, e questiona o fato de a imprensa saber antes dela.

“Informo que até agora não fui oficialmente comunicada de abertura de inquérito, mas é possível sim que tenham aberto e já comunicado a imprensa e sabe se lá qual o motivo dos jornalistas saberem antes”, escreveu a ministra, afirmando que o orçamento de 2020 foi devidamente empenhado.

Ver mais:

>> Damares Alves defende veto de Bolsonaro: ‘A gente tem que decidir, a prioridade é a vacina ou é o absorvente?’

“Gente, todo nosso orçamento do ano passado está devidamente executado, devidamente empenhando. Nossa execução passou de 98%, o que foi publicamente anunciado. O orçamento foi empenhado com sucesso, mas é claro que não vou liberar dinheiro para o telhado da obra se a construtora não fizer antes as paredes”, explicou.

Damares explica sobre a gestão orçamentária do MMFDH e ironizou questionando: “Que planeta este povo que me denuncia por gastar pouco vive?”.

“Os denunciantes entenderam ou querem que eu desenhe? […] Sabe como se chama isto que estamos fazendo: gestão e transparência. “, declarou a ministra.