Justiça

Governo de Pernambuco aciona MP em notícia-crime contra CBTU por queda de muro sobre criança no Recife

O Governo de Pernambuco entrou com uma notícia-crime contra a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), nesta segunda-feira, 18 de outubro, para que a Secretaria de Defesa Social (SDS) apure “com agilidade máxima” a queda da placa de concreto de um muro que esmagou uma menina de 8 anos.

O caso aconteceu na comunidade do Papelão, no Coque, na região central do Recife, no sábado, 16 de outubro, e gerou revolta após a demora nas investigações.

O governo solicitou que os responsáveis sejam processados criminalmente, “tendo em vista a natureza do fato, uma lesão corporal gravíssima”.

A notícia-crime é de autoria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que também acionou o Ministério Público de Pernambuco para que o órgão acompanhe a apuração do caso. Além disso, a Polícia Civil informou que instaurou um inquérito para apurar o caso. A investigação está sob o comando da Delegacia de Boa Viagem.

Ver mais:

>> Romero Albuquerque critica metrô do Recife e envia pedido de informação ao superintendente da CBTU

Entenda o caso:

O acidente ocorreu durante uma festa promovida pela ONG Mão Amiga, para celebrar o Dia das Crianças. Kemilly Kethelyn Lino da Silva está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital da Restauração, no bairro do Derby.

Kemilly, segundo o HR, sofreu politraumatismo. De acordo com os parentes, a menina sofreu fraturas no crânio, na coluna, nos pés e na pelve, onde foi feita uma cirurgia. Ela está intubada, mas chora e reage a estímulos, segundo a mãe da criança.

Nota da CBTU

A CBTU informou, por meio de nota, que lamenta profundamente o ocorrido. Também declarou que “os 71 quilômetros de vias eletrificadas do metrô do Recife possuem muros que passam por vistorias e reparos periodicamente, inclusive para reparos de vandalismo”.

A CBTU também afirmou que representantes da assistência social foram ao Hospital da Restauração prestar apoio aos parentes e que “procedimentos internos foram instaurados para investigação das causas do acidente”.