Declaração

Bolsonaro sobre Renan Calheiros: “Um bandido daquele. Bandido é elogio para ele”; presidente criticou relatório final do senador na CPI da Covid

O presidente Jair Bolsonaro reagiu ao fato do senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, pedir seu indiciamento por ao menos onze crimes no relatório final. Além de ironizar o parlamentar, Bolsonaro disse que chamar Renan de bandido seria um elogio.

“Sabia que eu fui indiciado hoje por homicídio? Alguém está sabendo aí? A CPI me indiciou por homicídio. O Renan Calheiros me indiciou por homicídio. Onze crimes. O Renan me chama de homicida. Um bandido daquele. Bandido é elogio para ele”, disse ao conversar com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

O relatório final da CPI da Covid deve indiciar o presidente Jair Bolsonaro por pelo menos 11 crimes:

1) Crime de epidemia com resultado morte;
2) Prevaricação;
3) Crime de infração de medidas sanitárias;
4) Charlatanismo;
5) Emprego irregular de verba pública;
6) Incitação ao crime;
7) Falsificação de documento particular;
8) Genocídio de indígena;
9) Crime contra humanidade;
10) Crime de responsabilidade;
11) Crime de homicídio comissivo.

Bolsonaro também apontou que o colegiado deveria apontar eventuais falhas cometidas por governadores e responsabilizá-los. Também irá pesar contra Bolsonaro o crime contra humanidade, o que pode ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional.

Na manhã de sábado, 16 de outubro, o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que ainda não há consenso entre os senadores sobre as conclusões no relatório de Renan Calheiros.

Ver mais:

>> Mãe de Paulo Gustavo rejeita convite para ida à CPI da Covid: “Bater palma para Renan Calheiros? Só se eu fosse muito louca”

Senadores e técnicos da investigação trabalham na versão final do texto para entender a construção da lista de crimes. A classificação de homicídio seria pelo tipo comissivo, em que Jair Bolsonaro será acusado de provocar mortes por descumprir seus deveres como chefe da Nação.

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia se reuniu para apreciar dois requerimentos nesta sexta-feira, 15 de outubro: Req. 1578/2021, referente ao depoimento do médico Carlos Carvalho, responsável por coordenar um estudo contrário ao uso de remédios do kit covid, que seria avaliado pela Conitec; e o Req. 1579/2021, para realização de audiência pública para ouvir familiares e vítimas da Covid-19.