Levantamento

Cresce avaliação negativa dos governadores: trabalho é regular para 46% e ruim ou péssimo para 31%, diz pesquisa

Pesquisa PoderData realizada de 11 a 13 de outubro mostra que 46% dos brasileiros avaliam o trabalho de seus governadores como “regular”. Outros 31% consideram “ruim” ou“péssimo”, e 22% classificam como “ótimo” ou “bom”.

A avaliação positiva sobre os chefes dos Executivos estaduais caiu de 31% para 22% em 3 meses, indicando que houve migração do grupo do “regular” para a consideração negativa. No levantamento feito em julho, a porcentagem era igual (31%) entre os que criticavam e os que aprovaram as gestões.

Veja também:
>>>Cresce avaliação positiva do Governo Bolsonaro e reprovação recua 5 pontos percentuais, diz pesquisa

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 469 municípios nas 27 unidades da Federação de 11 a 13 de outubro de 2021.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.

Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Avaliação por região

A estratificação mostra que a região Norte tem a maior polarização na avaliação dos líderes estaduais. São 46% os moradores da maior região do país que rejeitam seus governadores, enquanto 37% aprovam. Outros 16% classificam como “regular”.

governadores
Avaliação de governadores por Região. Foto: PoderData/ Divulgação.

Bolsonaristas rejeitam mais

No grupo que acham o trabalho do presidente “bom” ou “ótimo”, 49% reprovam a gestão dos governadores. Entre os que acham Bolsonaro “ruim” ou “péssimo”, são 28%.

governadores
Avaliação de governadores / Avaliação de Bolsonar. Foto: PoderData/ Divulgação.

Avaliação Bolsonaro

De acordo com a pesquisa,  há leve melhora para o governo do presidente Jair Bolsonaro na opinião pública nos últimos 15 dias. A taxa de reprovação à gestão federal hoje está em 58%, uma queda de 5 pontos percentuais em comparação à pesquisa anterior.

A aprovação ao governo marca 33%. Oscilou para cima dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais.

Da redação do Portal de Prefeitura  com informações do Poder360.