Documentação

Código de Trânsito Brasileiro isenta motorista de portar a CNH enquanto dirige; entenda como funciona

A Lei 14.071/20, que passou a ter validade no dia 12 de abril deste ano, alterou 57 pontos no Código de Trânsito Brasileiro. As mudanças foram variadas, indo desde alteração no processo para obter a CNH até passando a ser obrigatório o uso de farol baixo em rodovias.

Mesmo com a validade da lei em abril, alguns condutores ainda possuem dúvidas relacionadas ao porte da CNH, se são ou não obrigados a portar o documento.

As alterações ocorridas no Código de Trânsito Brasileiro geraram alterações referentes a regra de ser obrigatório portar o seu documento de habilitação.

Leia mais:
>>> Detran-PE alerta condutores sobre o fim da suspensão de renovação da CNH e outros serviços; veja os prazos

Desde de a vigência da lei o motorista está dispensado de portar a CNH lembrando que desde que a fiscalização possa realizar a verificação por meio do sistema, comprovando assim que o condutor está habilitado e com seu documento em dia.

Ressalto aqui que o motorista necessita então estar em posse ao menos de sua habilitação digital (e-CNH) instalada em seu smartphone, pois quando possui-a, o condutor realmente fica dispensado da necessidade do documento de papel em mãos podendo apresentar o digital.

Emissão da e-CNH

É necessário destacar também que para que haja a possibilidade de uso da sua e-CNH, será preciso que na versão de papel exista o QR code, lembrando que só tem essa disponibilidade aqueles documentos com emissão após maio de 2017.

Caso a sua CNH tenha sido emitida antes de maio de 2017 é preciso portar consigo o documento em papel, exceto que seja solicitada uma segunda via da carteira.

Como emitir a e-CNH?

Para realizar o download da e-CNH é necessário acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e realizar a busca pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”

Também é preciso a realização do cadastro no site do Governo Federal e optar por uma das opções disponíveis (validação facial pelo aplicativo, número do CPF, ‘internet banking’ , entre outras) e criar uma senha de acesso na plataforma.

Ressalto que existe a obrigatoriedade de realizar o cadastramento para aqueles que realizam o primeiro acesso ao aplicativo.

Da redação do Portal com informações do site Saj Notícias