Ação Conjunta

Presidente Bolsonaro autoriza entrada de militares dos EUA para exercício no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro autorizou que militares dos Estados Unidos entrem em território brasileiro para exercício militar conjunto entre os dois países, entre os dias 28 de novembro a 18 de dezembro de 2021 ocorre no Vale do Paraíba (RJ e SP). A autorização foi cedida via decreto pelo presidente Bolsonaro.

Chamados de CORE (Combined Operations and Rotation Exercises), o exercício combinado foi projetado durante conferência entre Brasil e EUA em outubro do ano passado.

“Ressalte-se que iniciativas como esta se inserem no contexto do Acordo Bilateral entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015”, disse a Secretaria-Geral da Presidência, em nota.

Ver mais:

>> Vídeo: Michelle Bolsonaro realiza festa para crianças no Palácio da Alvorada e se joga na piscina

De acordo com o governo, o objetivo é estreitar a cooperação entre os dois Exércitos. Espera-se que o “Exercício de adestramento CORE” ocorra todos os anos até 2028, sob a supervisão do Ministério da Defesa, por meio do Comando do Exército.

A primeira manobra conjunta ocorreu em Fort Polk, no estado norte-americano da Louisiana, entre janeiro e março deste ano.