Oposição

PCdoB vai realizar Congresso com foco em frente ampla para derrotar o governo Bolsonaro 

Prestes a completar 100 anos e com foco em derrotar Jair Bolsonaro, o PCdoB realiza, entre os dias 15 e 17 de outubro, seu 15º Congresso Nacional. A atividade – que acontece por videoconferência e com trechos transmitidos ao vivo pelo Facebook e Youtube – apontará as diretrizes para a atuação do partido no próximo período. Ao fim do encontro, serão eleitos os membros do novo Comitê Central e escolhida a nova presidência para os próximos quatro anos.

Articulador da construção de uma frente para derrotar o o atual presidente da República e a extrema-direita, o PCdoB aprovará no evento uma plataforma emergencial de reconstrução nacional. Após quatro meses de debates nos estados e municípios, a plenária final reunirá cerca de 700 pessoas, entre delegados, convidados e delegações estrangeiras, que participarão de forma virtual.

Veja também:
>>>PSDB se une a PT, PSOL e PCdoB em ato contra Bolsonaro no dia 7 de setembro

Luciana Santos fará sua intervenção logo no primeiro dia da atividade, marcada para começar na sexta às 15h. No sábado, das 10h30 às 12h30, ocorrerá o ato político que contará com a participação de amplas forças em defesa da democracia, entre lideranças políticas, sociais e institucionais, artistas e intelectuais.

No domingo (17), haverá novo discurso da presidenta nacional, abrindo as comemorações do Centenário do PCdoB, e a exibição de um vídeo produzido especialmente para rememorar esses quase cem anos de história.

Batizado como “Congresso Haroldo Lima”, em homenagem ao dirigente do PCdoB, falecido de Covid-19, em 24 de março deste ano, o evento é o momento máximo de deliberação partidária. E acontece após o Congresso Nacional aprovar o projeto que prevê a possibilidade de criação de federações partidárias, defendidas pelos comunistas como uma aprimoramento da democracia, capaz de garantir pluralidade no Parlamento.

Segundo a presidenta do PCdoB, o foco do Congresso é derrotar Bolsonaro, e o “centro de nossa tática é a frente ampla”. De acordo com Luciana, “o 15º Congresso será momento de celebração da vida, de darmos início à comemoração de nosso centenário e será a arrancada de uma grande campanha política que vamos travar para isolar e derrotar Bolsonaro e fazer um PCdoB forte”.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do PCdoB.