Documentação

Recife inaugura novo ponto de emissão de RG nesta quarta-feira (13); veja como solicitar o documento

O Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), o Departamento de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e a Coordenadoria da Infância e Juventude inauguram nesta quarta-feira, 13 de outubro, um novo Ponto de Emissão de Carteira de Identidade no Recife.

A novidade é uma iniciativa da Polícia Civil e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e fica localizado na Rua Fernandes Vieira, 405, no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana. 

Inicialmente, o espaço vai funcionar com capacidade para a realização de 50 atendimentos diários para a emissão de Carteiras de Identidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O posto vai se somar às outras unidades que atendem ao Recife.

O assessor do IITB, Ênio Procopio, explicou que inicialmente a unidade irá atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“É um serviço que vai ser prestado para as crianças e adolescentes que estão em vulnerabilidade para que a gente traga cidadania a essa parte da população”, explicou.

O atendimento é digital, realizado por meio do Sistema de Identificação Biométrica Automatizada (Abis), também adotado para emissão de passaporte e de carteira de habilitação.

Ver mais:

>> Hospital Veterinário do Recife abre agendamento de 500 castrações para cães e gatos; confira como marcar

Serviços

É necessário agendar o atendimento por meio do site do IITB para utilizar os serviços oferecidos pelo posto, direcionando o usuário para o portal PE Cidadão. Os interessados inserem seus dados e, se estiverem solicitando a segunda via da Carteira de Identidade, emitem o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento da taxa de serviço no valor de R$ 24,36. Em caso de 1ª via e para maiores de 65 (sessenta e cinco) anos, o usuário já é direcionado para o agendamento por ser isento.

No dia do atendimento, é necessário levar somente a certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia autenticada em cartório) e o comprovante do pagamento do DAE, se for 2ª via. Após solicitar a emissão do documento, o usuário recebe um protocolo com a data de entrega da Nova Carteira de Identidade, dentro de um prazo de até dez dias úteis.