Fiscalização

Cerca de uma tonelada de brinquedos são apreendidos pelo Procon-PE em operação com a Polícia Civil e o Ipem-PE

Durante operação conjunta entre Procon Estadual, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), órgãos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e a Polícia Civil, representada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor, mais de uma tonelada de brinquedos irregulares foram apreendidos. A ação, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 7 de outubro, levou o nome de Operação de Intervenção Tática (OIT) Unsafe Toy.

Veja também:
>>>Lombadas eletrônicas em rodovias de Pernambuco serão desligadas no feriadão

 Três lojas situadas no Bairro de São José, no Recife, foram alvos da operação por venderem brinquedos contrafeitos e fora das especificações legais. Duas das lojas foram interditadas pelo Procon-PE por conter as seguintes irregularidades: havia produtos expostos para venda sem precificação; havia brinquedos sem informações em língua portuguesa; e outros sem o selo de verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, foram encontradas várias cartelas de selos falsos do Inmetro.

As ações nas lojas aconteceram simultaneamente. Segundo a Polícia Civil, quatro pessoas foram autuadas pela prática de crimes contra as relações de consumo, crimes contra o consumidor, crimes contra a marca e patente, fraude no comércio e recepção qualificada. Já pelo Órgão de Defesa do Consumidor, os estabelecimentos interditados responderão administrativamente, podendo pagar multa que varia de mil a nove milhões de reais.

“As fiscalizações terão continuidade até o Dia das Crianças, na próxima semana, a fim de coibir o comércio de brinquedos que colocam em risco a vida das crianças”, pontua o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Aos consumidores que encontrarem brinquedos sem o selo do Inmetro, entre em contato com a Ouvidoria do Ipem-PE por meio do telefone 0800 081 1526 ou através do site www.ipem.pe.gov.br. Para denunciar junto ao Procon, o consumidor deve agendar seu atendimento através do site: www.procon.pe.gov.br. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800.282.1512 ou pelo whatsapp do órgão: 81 3181.7000.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Procon-PE.