Declaração

Mendonça Filho diz que o União Brasil nasce como o maior partido e é a mudança mais expressiva na política brasileira atual

O ex-ministro Mendonça Filho afirmou, em Brasília, que o novo partido União Brasil, criado na quarta-feira, 6 de outubro, com a fusão do Democratas com o PSL, é a mudança mais expressiva na política brasileira após a mudança na legislação eleitoral.

“São 81 deputados e uma força significativa no Senado. O que aumenta muito nossa responsabilidade com relação aos valores democráticos, a defesa das instituições e, ao mesmo tempo, dos compromissos de políticas públicas que atendam às necessidades da população brasileira”, destacou Mendonça que será vice-presidente nacional do União Brasil e será presidente da fundação nacional do novo partido responsável pela formação de líderes, gestores e da base partidária com foco em jovens e mulheres.

Leia mais:
>>> Em convenção, DEM e PSL aprovam fusão e criação do partido União Brasil; partido se posicionou como “social-liberalista”

A criação do União Brasil foi aprovada em convenções individuais do Democratas e, na sequência, numa convenção conjunta. O pedido de registro do ‘União Brasil será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral, para o processo de homologação, que deve demorar cerca de dois a três meses.

Até lá, tanto o Democratas, quanto o PSL permanecem funcionando normalmente. O número da legenda União Brasil será 44. O novo partido tem 81 deputados federais, sete senadores, três governadores e R$ 160 milhões de fundo partidário. “O partido nasce com valores democráticos sólidos e foco no desenvolvimento econômico e social”, afirmou.

Mendonça destacou que o Novo Brasil será presidido por um pernambucano, Luciano Bivar, que tem compromisso com a democracia. “Luciano destacou o compromisso com a construção do diálogo, com o desenvolvimento econômico e social do país e com o fortalecimento das instituições”, lembrou Mendonça, reforçando a importância desses valores.

Na convenção do União Brasil, o secretário geral, ACM Neto leu o manifesto de criação do partido com 44 princípios, que resumem os compromissos com os brasileiros. A defesa intransigente da democracia, da liberdade de expressão e de imprensa, o repúdio a todas as formas de totalitarismo, defesa do direito inviolável da dignidade humana, contra qualquer espécie de discriminação ou preconceito, desenvolvimento econômico, equidade social, compromisso com a superação da pobreza, liberdade econômica, direito de propriedade, fortalecimento de uma política ambiental responsável e sustentável são alguns desses princípios.