Avaliação

Deputado pode perder o mandato após não se vacinar contra Covid-19; Conselho de Ética foi acionado sob acusação que ele “cometeu um crime”

O deputado estadual Cabo Gilberto (PSL-PB), o único dos 36 parlamentares do estado da Paraíba a não se vacinar contra a Covid-19, pode perder o mandato, caso o Conselho de Ética da Casa de Epitácio acolha representação contra o parlamentar.

O Conselho de Ética foi acionado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (PSB), na terça-feira, 5 de outubro. Ele considerou que o deputado do PSL “cometeu um crime”, ao atentar contra a vida por ele ter ido para a sessão do dia sem comprovar imunização.

“Não podemos aceitar de forma pacífica que um deputado possa desrespeitar uma norma da casa aprovada por ampla maioria. É um crime que deve ser apurado pelo Conselho de Ética, que é soberano e pode tomar as medidas cabíveis necessárias”, disse.

O retorno aos trabalhos presenciais na Assembleia do estado foi marcado por tumulto, tendo o Cabo Gilberto vomo “pivô. Ele compareceu ao plenário desta terça-feira sem ter recebido nenhuma dose das vacinas contra Covid 19. Os deputados Hervázio Bezerra e João Gonçalves se retiraram do plenário, em protesto contra a presença de Cabo Gilberto, que apresentou o resultado negativo de um teste rápido.

Justamente nesta sessão fora aprovado o chamado “passaporte da vacina”, por 20 votos a 7. Agora, o projeto de lei será encaminhado para o governador João Azevêdo (Cidadania), que já antecipou a intenção de sancioná-lo.

Ver mais:

>> Após decreto de prefeito petista, vereador trabalha na rua depois de ser barrado de entrar na Câmara por optar em não tomar vacina contra Covid

O deputado Cabo Gilberto Silva contesta veementemente a denúncia e afirmou ser discriminado pelo fato de não ter tomado a vacina.

“Fiz o exame, eu não estou com coronavírus. Não posso dizer a mesma coisa de quem está com passaporte sanitário. Quero justificar minha entrada, não sinto nenhum sintoma. Fiz o teste de coronavírus para que todos fiquem tranquilo. Estou me sentido discriminado. Defendo a vacina, mas não posso defender a obrigatoriedade”, frisou.

O deputado Manoel Ludgério (PSD) informou que até a próxima semana o colegiado vai se reunir para deliberar sobre o parecer acerca da denúncia.

Em suas redes sociais, Cabo Gilberto comentou sobre a lei aprovada e a classificou como ditadura.

“Não posso aceitar que o direito fundamental das pessoas que, por motivos diversos, optaram por não se vacinarem nesse momento, seja tolhido. A Lei que foi aprovada hoje na Assembleia Legislativa da Paraíba configura uma grave violação dos Direitos Humanos”, declarou.

Da redação do Portal com informações do Pleno.News