Moradia

Programa A Casa É Sua avança e beneficia moradores da comunidade de Roda de Fogo

João Campos entregou títulos de propriedade e inaugurou a creche Miguel Arraes.

A aposentada Maria das Graças da Silva, 75 anos, é uma das fundadoras da Roda de Fogo, comunidade da Zona Oeste do Recife, e até hoje vive na comunidade com seus quatro filhos. Este sábado, 2 de outubro de 2021, vai ficar marcado na história dela e da família como a data da realização de um sonho muito antigo. Dona Gracinha, como é conhecida na localidade, agora tem o título de propriedade da casa onde vive há décadas. Ela é uma das beneficiadas do Programa A Casa é Sua – maior projeto de regularização fundiária da capital –  realizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o governo do Estado e que teve início na última terça-feira (28). Dona Gracinha recebeu o título das mãos do prefeito João Campos na solenidade realizada na Creche-Escola Recife Miguel Arraes na manhã deste sábado. Na ocasião, outras 82 pessoas receberam os seus títulos de propriedade.

João Campos entregou títulos de propriedade e inaugurou a creche Miguel Arraes.
João Campos entregou títulos de propriedade e inaugurou a creche Miguel Arraes. Foto: Rodolfo Loepert/PCR.

 

O passo mais importante dado foi lá atrás quando se construiu a ocupação, mas a gente tem agora o dever e a obrigação de terminar esse trabalho e garantir a segurança, porque, afinal de contas, onde vocês moram e o que vocês construíram foi fruto da luta, do esforço e do suor de cada família que está aqui. Nosso papel aqui é entregar o título. E não é título de posse, é de propriedade. Está registrado no Cartório de Imóveis. É o documento mais poderoso que existe em termos de propriedade para dar a segurança para quem mora na casa de que a casa é dela”, explicou João Campos aos beneficiados. “A gente vai cumprir o compromisso de em 4 anos entregar 50 mil títulos definitivos de escritura para as famílias recifenses, todos eles como o mesmo rigor de formalidade que a gente está fazendo agora. Nessa semana, eu mandei para a Câmara de Vereadores o projeto de lei para que as famílias sejam isentas de IPTU”, contou ele ainda.

 

O evento foi carregado de simbolismo: a regularização fundiária de Roda de Fogo começou ainda em 2014 primeira entrega de escrituras definitivas feita pelo então governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Desta data até hoje foram 1.781 títulos concedidos na área. A regularização da comunidade fundada ainda durante o segundo governo de Miguel Arraes segue agora dentro do Programa A Casa É Sua 

 

De acordo com a aposentada Maria das Graças da Silva, Dona Gracinha, esse sábado foi muito especial para ela e para os filhos.

“Sou fundadora aqui da Roda de Fogo, esperei muito , sofri muito, já estava perdendo a esperança, mas graças a Deus, eu alcancei. Agora estou muito feliz porque o meu sonho está realizado, agora eu tenho a posse da minha casa. Agradeço ao governo e todos os que deram a força para nós, porque somos pobres, humildes e precisamos muito dessa moradia. Estou emocionada. Moro na rua Tota Ventura”, disse ela.

 

Selma Maria da Silva, 48 anos, chegou em Roda de Fogo quando tinha 10 anos, e também recebeu o título de propriedade neste sábado:

“eu estou muito feliz, foi uma conquista. Aqui antes era muita lama, as casas eram de tábuas. Teve muita luta, muita força e união do povo. Já tentaram tirar a gente daqui, e hoje estamos com a posse, uma grande vitória. Posso descansar em paz pois meus filhos estão seguros, ninguém vai poder tomar mais a casa, em nome de Jesus”, contou ela.

“Meu pai junto a senhor Vicente (liderança comunitária) e muitos que já se foram lutaram muito por isso. Sou muito agradecida a Miguel Arraes, Eduardo Campos e João Campos”, acrescentou.

 

Até agora, dentro do Programa A Casa É Sua, foram entregues um total de 573 títulos de propriedade, sendo  308 na Comunidade de João de Barros, 69 na comunidade Irmã Terezinha e 196 em outros habitacionais.  Até o final de 2024, a gestão municipal pretende conceder mais de 50 mil títulos em áreas de interesse social. A iniciativa faz parte de uma ação conjunta da Prefeitura do Recife com o Governo de Pernambuco, por meio de convênio firmado com a Pernambuco Participações e Investimentos (PERPART) em julho desse ano.

João Campos entrega títulos de prorpiedade e inaugura creche na Roda de Fogo.
João Campos entrega títulos de prorpiedade e inaugura creche na Roda de Fogo. Foto: Rodolfo Loepert/PCR.

 

Os proprietários dos imóveis inseridos no programa A Casa é Sua receberão o bem regularizado de taxas e tributos municipais e terão um benefício extra: será concedida a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) e do Imposto sobre a Transição de Bens Imóveis (ITBI) por, no mínimo, cinco anos. 

 

Além disso, a Prefeitura vai garantir a permanência da isenção às famílias que se mantiverem no Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais, o CadÚnico. A partir desse período e para que haja planejamento, as famílias que não estiverem inscritas no CadÚnico passarão por uma redução gradativa no percentual de isenção concedido, passando para 75% no sexto ano, 55% no sétimo ano, 45% no oitavo ano, 35% no nono ano e 25% no décimo ano.

 

O Programa A Casa é Sua é um dos compromissos assumidos por João Campos no ano passado e que mudará a vida de milhares de famílias recifenses que residem em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) ou nos habitacionais construídos pelo Executivo Municipal. A Casa é Sua tem por objetivo central promover a regularização e legitimação fundiária de unidades habitacionais e moradias inseridas em território recifense em áreas consolidadas até dezembro de 2016 e que as famílias tenham renda mensal inferior a cinco salários mínimos, não sendo proprietárias de outro imóvel, quer seja em área urbana ou rural. 

 

Para que os processos de regularização pudessem ser acelerados, a Prefeitura do Recife firmou convênio de cooperação técnica junto ao Governo de Pernambuco, por meio da Pernambuco Participações e Investimentos (PERPART), no início de julho deste ano. O trabalho colaborativo e conjunto contou com levantamento topográfico, demarcação dos imóveis e cadastro social, análise e encaminhamentos jurídicos. 

 

O programa está dividido em cinco etapas: levantamento das áreas, o trabalho de campo, análise do projeto de regularização fundiária do território em questão, registro da documentação no cartório de imóveis e a entrega dos títulos. Essas etapas são realizadas pelas secretarias de Habitação, Saneamento, Políticas Urbanas e Licenciamento e pela URB, além da PERPART.

Leia também:

Recife inicia aplicação da dose de reforço contra Covid-19 em idosos a partir de 60 anos e…

No Recife, Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa encerra ala de atendimento para Covid-19

 

Da redação do Portal de Prefeitura, com informações da Gabinete de Imprensa da PCR.