Violência

Mulher terá que fazer cirurgia após ser atropelada no centro do Recife durante saída de manifestação contra Bolsonaro

Por volta das 12h30 deste sábado, 2 de outubro, uma mulher de 28 anos foi atropelamento na Avenida Martins de Barros, próximo à Ponte Maurício de Nassau, no bairro de Santo Antônio. A vítima tinha participado do ato contra o presidente Jair Bolsonaro na capital pernambucana.

A mulher preferiu não se identificar, mas as informações é que se trata de uma advogada da Comissão de Advocacia Popular da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE). De acordo com o presidente da Comissão de Advocacia Popular da OAB-PE, Renan Castro, que acompanhou a paciente no hospital, ela tinha quadro clínico estável, mas precisava passar por uma cirurgia no tornozelo esquerdo, devido a uma fratura grave, além de 4 pontos na cabeça.

Veja também: 
>>>Recife registra manifestação contra o presidente Bolsonaro neste sábado (2) ; Ato reuniu centrais sindicais, movimentos populares e partidos de esquerda

O motorista do veículo fugiu do local sem prestar socorro à vítima. De acordo com um vídeo divulgado pela vereadora do Recife Dani Portela (PSOL), a advogada foi atropelada e arrastada por metros na via.

https://www.instagram.com/tv/CUiHNUNj86N/?utm_source=ig_web_copy_link

Testemunhas anotaram a placa e o modelo carro, um Jeep Renegade de cor preta e placa QYJ2E95. Ele teria furado um bloqueio feito por manifestantes.

Uma servidora pública que presenciou o atropelamento contou que o motorista do veículo acelerou, em vez de frear, apesar dos gritos de quem estava presente no local.

O atropelamento aconteceu enquanto ela caminhava, junto com outros manifestantes, para uma ocupação onde seria realizado um ato após o protesto. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) enviou equipe ao local do atropelamento. A mulher foi socorrida por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) para o Real Hospital Português.

Manifestação

Atos teve como principal pauta o impeachment do presidente Bolsonaro, emprego, comida e contra suposta “corrupção” por parte do governo federal na compra das vacinas.

Nota de repúdio

O PV emitiu uma nota de repúdio após o episódio que causou o atropelamento de uma advogada no fim da manifestação contra Bolsonaro no Recife.

“Na capital pernambucana a manifestação do #2OutForaBolsonaro foi linda, exceto por ter terminado com o atropelamento de uma manifestante.

O PV Pernambuco (@pvpe43) repudia veementemente qualquer ato de atentado contra a vida e a dignidade da pessoa humana.  Somos um partido democrático, plural e acreditamos que neste momento em que o país vive um desgoverno, o importante mesmo é marcar posição. Assim, nos juntamos a outras frentes que comungam do mesmo pensamento e fomos às ruas!

Ao término do ato, quando quase todos os manifestantes já estavam se dispersando, surgiu um cidadão em um veículo da marca Jeep e atropelou uma manifestante no local. Responder pelo crime que cometeu, é o mínimo a ser feito.  Se fez intencionalmente, será indiciado por tentativa de homicídio qualificado. Iremos acompanhar as investigações.

BASTA!!!

Fora o preconceito, a desigualdade a intolerância, o ódio e a qualquer tipo de repressão!

Nossa solidariedade à jovem advogada atropelada”.