Levantamento

Lula e Bolsonaro crescem na corrida presidencial e reduzem espaço para “terceira via”, mostra pesquisa Ipespe; confira resultados

A pouco mais de um ano das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cresceram na corrida ao Palácio do Planalto, segundo a última rodada da pesquisa Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (30).

O levantamento, realizado entre os dias 22 e 24 de setembro, mostra que Lula chegou a 30% das intenções de voto no cenário espontâneo (quando o eleitor aponta seu candidato sem que nomes sejam apresentados pelo entrevistador) – oscilação positiva de 2 pontos percentuais em relação a agosto. Já Bolsonaro manteve a segunda posição, passando de 22% para 23%.

Com o movimento, os dois abrem vantagem de 21 pontos sobre outros nomes citados pelos eleitores – o que, combinado com outras informações apresentadas pela pesquisa, pode indicar espaço mais estreito para uma candidatura de “terceira via”.

Leia mais:
>>> Lula lidera disputa à Presidência para 2022, aponta pesquisa DataPoder Band

Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Ceará, recebeu 2% das menções espontâneas. Na sequência, apareceram o ex-juiz federal Sergio Moro (sem partido), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o empresário João Amoêdo (Novo) e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) – cada um com 1% das intenções de voto.

Lula
Pesquisa de intenção de voto para Presidente da República. Foto: Ipespe

Normalmente, quando mais próximo do pleito, o cenário espontâneo aponta para maior cristalização de apoio aos candidatos. Mas, dada a distância do primeiro turno e o desconhecimento em relação a quem de fato será candidato, os dados devem ser vistos com cautela.

A pesquisa Ipespe, encomendada pela XP, contou com 1.000 entrevistas telefônicas, realizadas por operadores com eleitores de todo o país em amostra proporcional à população nacional. O intervalo de confiança é de 95,5%, o que significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem máxima de erro, estabelecida em 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Foram feitas duas simulações estimuladas de primeiro turno (quando são apresentados ao eleitor possíveis nomes de candidatos). Na primeira delas, Lula aparece com 43% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 28%.

Ciro Gomes aparece com 11%, seguido por Doria, com 5%, e Mandetta, com 4%. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem 2% das intenções de voto. Brancos, nulos e indecisos somam 7% dos entrevistados.

Lula oscilou positivamente 3 p.p., enquanto Bolsonaro subiu 4 p.p.. Ciro Gomes foi de 10% para 11%, enquanto os outros nomes que pontuaram reuniram 11% das intenções de voto – 6 pontos a menos do que no mês anterior. O cenário, contudo, não é exatamente o mesmo de levantamentos anteriores, o que dificulta comparações.

Da redação do Portal com informações do site InfoMoney