Declaração

Lula critica 'procura' por um candidato da 3ª via: 'como se fizessem Enem para candidato'

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em entrevista à Rádio Capital de Cuiabá nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, que a tentativa de viabilização de uma chamada “terceira via” demonstra fragilidade política no Brasil.

O petista comparou a um vestibular a “procura” por um candidato forte para concorrer contra ele e contra o atual presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

“Parece que pela primeira vez na história do País setores da imprensa estão procurando candidatos. Já tentaram o [apresentador Luciano] Huck, agora o [apresentador José Luis] Datena. É como se estivessem fazendo um Enem para procurar um candidato quando tudo poderia ser resolvido da forma simples”, disse.

Ver mais:

>> PT quer apoio oficial do PSB a Lula em 2022 para o fortalecimento do palanque nacional do partido

Na avaliação de Lula, os partidos devem medir forças no primeiro turno das eleições, sendo prejudicial uma eventual composição de uma grande aliança com o único intuito de acabar com a chamada polarização entre Bolsonaro e o PT.

A manifestação de Lula ocorre em um momento de intensa movimentação visando as eleições de 2022. Diversos nomes da direita, como os ex-ministros Sergio Moro (sem partido) e Luís Henrique Mandetta (DEM), o apresentador José Luiz Datena (PSL) e os governadores tucanos Eduardo Leite e João Doria, tentam viabilizar uma candidatura.

Ao mesmo tempo, Ciro Gomes (PDT) tenta se colocar na disputa como uma alternativa da esquerda à polarização, mostrando-se aberto a alianças com setores da direita.