Ato

Protestos por moradia organizados pelo MTST bloqueiam dois pontos no Recife na manhã desta terça (28)

Recife registrou, pelo segundo dia consecutivo, protestos por moradia. Os atos, coordenados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto de Pernambuco, aconteceram na Avenida Domingos Ferreira, no Pina, na Zona Sul, e na BR-101 Sul, próximo ao Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste, nesta terça-feira, 28 de setembro.

Os pontos de bloqueio começaram pouco após às 6h. Na BR-101, o ato aconteceu na altura do quilômetro 72 e afetou ambos os sentidos da rodovia, gerando um longo engarrafamento. Os manifestantes atearam fogo a pneus e entulhos.

A rodovia foi totalmente liberada por volta das 8h, mas ainda era registrada retenção no local meia hora depois. O ato foi acompanhado por Policiais Rodoviários Federais (PRF).

Leia mais:
>>> Recife realiza testagem contra a Covid-19; confira quais os bairros que serão beneficiados nesta semana

Na Avenida Domingos Ferreira, passageiros tiveram de descer dos ônibus e seguir o percurso a pé no começo da manhã. Às 7h35, após um acordo com os manifestantes, a via por onde passam os coletivos foi liberada. Dez minutos depois, a outra pista foi liberada e o trânsito começou a fluir

Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e policiais militares acompanharam o ato. Nos dois pontos de protesto, o Corpo de Bombeiros foi acionado e fez a limpeza e liberação das pistas.

O MTST afirmou que tem realizado uma série de mobilizações na Região Metropolitana para alertar sobre a questão da moradia. Na segunda-feira (27), ao menos três outros protestos foram registrados com o mesmo tema.

“Esses atos que estamos fazendo compõem a 3° jornada de luta do MTST. É uma jornada estadual que tem como objetivo pressionar os governos municipais e estadual para avançar nos processos de negociação dos territórios que temos atuação”, disse a coordenadora do MTST, Vitória Genuíno.

Procurada pela TV Globo, a Prefeitura do Recife informou que, até por volta das 7h30 desta terça, “não foi procurada ou recebeu a lista de demandas do movimento, gestão reitera que está aberta ao diálogo”.

Da redação do Portal com informações do G1 Pernambuco