Acordo

Protestos da Esquerda terão adesão de bandeiras do Brasil e canto do Hino Nacional; ações não estavam acontecendo nos últimos atos

Os dirigentes de diversos partidos da esquerda e lideranças sindicais organizadoras de protestos contra o governo Jair Bolsonaro decidiram na noite desta segunda-feira, 27 de setembro, que no próximo dia 2 de outubro, usarão as cores verde e amarela e cantarão o Hino Nacional.

“A ideia é que o Hino e a bandeira do Brasil sejam resgatados pelo campo republicano. Não faz sentido permitir que sejam apropriados pelas manifestações fascistas”, disse à Folha o sociólogo Fernando Guimarães, coordenador do Direitos Já.

Ver mais:

>> Esquerda organiza novo ato para demonstrar força e tentar bater público das manifestações de 7 de Setembro; confira data

>>Multidão realiza manifestação no Recife em apoio ao presidente Bolsonaro e contra o STF neste 7 de setembro

A decisão é referente à manifestação marcada para o dia 2 de outubro, em uma reunião virtual envolvendo dirigentes de PT, PSOL, PC do B, PSB, PDT, Rede, PV, Cidadania e Solidariedade, além de centrais sindicais e de movimentos populares. O MBL também participou como convidado.

A programação dos atos inclui falas de lideranças nacionais de cada um dos partidos. O plano dos organizadores é concentrar o maior número de pessoas na Av. Paulista, em São Paulo, para que seja a foto principal dos protestos.

As manifestações deste sábado tentam levar para as ruas um caráter mais amplo. As primeiras mobilizações nacionais pedindo a saída do presidente da República foram iniciativa da Campanha Nacional Fora Bolsonaro, fórum majoritariamente de esquerda, que reúnem partidos, movimentos e centrais. Na reunião desta segunda, o MBL participou como convidado.