Eleições 2022

Lula lidera corrida presidencial contra Bolsonaro, aponta pesquisa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria entre 45% a 48% dos votos, se as eleições presidenciais fossem hoje. Dentro da margem de erro da pesquisa Ipec, divulgada na noite desta quarta-feira (22), as intenções de voto em Lula chegam a ultrapassar a soma da votação dos demais adversários.

Desse modo, Lula poderia  vencer o pleito em primeiro turno. No cenário em que Lula aparece com 48% – com cinco supostos candidatos –, Jair Bolsonaro (sem partido) vem em segundo com 23%. Já num levantamento com 10 nomes, Lula teria 45% e o atual ocupante do Palácio do Planalto, 22%.

Na primeira simulação, a pesquisa Idec traz também os nomes de Ciro Gomes (PDT), que teria 8% das intenções de voto; e João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), ambos com 3%. Não sabem, brancos e nulos somariam nessa hipótese 1`4%.

Em uma segunda consulta, a pesquisa Ipec diversifica mais os outros potenciais postulantes. Também neste caso, o total de votos dos adversários – Ciro (6%), Sergio Moro (sem partido, 5%), José Luiz Datena (PSL, 3%), Doria (2%), Mandetta (2%), Rodrigo Pacheco (DEM, 1%), Alessandro Vieira (Cidadania, 0%) e Simone Tebet (MDB, 0%) – não superaria a votação de do ex-presidente. Assim, a depender da margem de erro, também neste levantamento Lula teria chances de liquidar a eleição no primeiro turno.

A pesquisa Ipec sobre as tendências para 2022 foi divulgada pelo Jornal Nacional e pelo portal g1. O levantamento do Ipec – ex-Ibope – foi feito de 16 a 20 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

CENÁRIO 1

Luiz Inácio Lula da Silva: 48%
Jair Bolsonaro: 23%
Ciro Gomes: 8%
João Doria: 3%
Luiz Henrique Mandetta: 3%
Brancos / Nulos: 10%
Não sabem / Não responderam: 4%

 

CENÁRIO 2

Lula: 45%
Bolsonaro: 22%
Ciro Gomes: 6%
Sergio Moro: 5%
Datena: 3%
João Doria: 2%
Mandetta: 1%
Rodrigo Pacheco: 1%
Alessandro Vieira: 0%
Simone Tebet: 0%
Brancos/nulos: 9%
Não sabe/não respondeu: 5%